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Título: A distribuição espacial das escolas e o perfil demográfico da população escolar na rede pública de ensino de Natal/RN (2011/2013/2015)
Autor(es): Nascimento, Wagner Douglas Artur do
Palavras-chave: Distribuição espacial;Perfil demográfico;Rede pública de ensino de Natal;Escola municipal
Data do documento: 31-Ago-2017
Referência: NASCIMENTO, Wagner Douglas Artur do. A distribuição espacial das escolas e o perfil demográfico da população escolar na rede pública de ensino de Natal/RN (2011/2013/2015). 2017. 183f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Abstract: The spatial distribution of the municipal public schools at the Fundamental Education in Natal, aims to cater a population in the age group of 6 to 14 years, leading, in recent years, the construction, extension and refurbishment of schools, as well as the installation of equipment and expansion of new facilities. The general objective of this research is to analyze the spatial distribution of schools and the demographic profile of the school population of the students of the 9th Year of Elementary School II, Final Years, in the Municipal Education Network of Natal, Rio Grande do Norte. The object of the investigation was the school population of eight Elementary Schools, Final Years, distributed in four Administrative Regions of the city and the location of residence of the students. The database to be used for this study is composed by Individual Records of the sampled students, the data provided by Municipal Secretary of Education/MSE and the School Census for the years 2011, 2013 and 2015. As to the methodological aspects, exploratory data analysis tools were used, in addition to the application of multivariate statistical methods appropriated to the achievement of the objectives of the study. This research aims to contribute to governmental actions in the field of educational policy, geared to both structural and logistic aspects, as well as the pedagogic ones, in order to contribute to the improvement of the quality of education. It was concluded that the use of based services in search and display of satellite maps and images, Google Maps and Google Earth, to analyze the spatial distribution of schools and school population can be considered a important technological tool for educational discussion of researchers, education managers, specialists and society in general.
Resumo: A distribuição espacial das escolas públicas municipais do Ensino Fundamental da cidade do Natal visa atender a um contingente populacional na faixa etária dos 6 aos 14 anos de idade, ocasionando, nos últimos anos, a construção, a ampliação e as reformas de escolas, assim como a instalação de equipamentos e ampliações de novas instalações. O objetivo geral da pesquisa é analisar a distribuição espacial das escolas e o perfil demográfico da população escolar dos alunos de 9º Ano do Ensino Fundamental II, Anos Finais, da Rede Municipal de Ensino do Natal, Rio Grande do Norte. O objeto da investigação foi a população escolar de oito escolas do Ensino Fundamental, distribuídas nas quatro regiões administrativas da cidade de Natal e a localização de residência dos alunos. A base de dados utilizada para este estudo foi composta pelas Fichas Individuais dos alunos selecionados na amostra, os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Ensino e os Censos Escolares dos anos de 2011, 2013 e 2015. Quanto aos aspectos metodológicos, ferramentas de análise exploratória de dados foram utilizadas, além da aplicação de métodos estatísticos multivariados apropriados à consecução dos objetivos do estudo. A referida pesquisa visa contribuir para ações governamentais no âmbito das políticas públicas educacionais voltadas tanto para os aspectos estruturais e logísticos como para os pedagógicos, objetivando contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Concluiu-se que a utilização do serviço de pesquisa de visualização de mapas, via imagens de satélites disponibilizadas pelo Google Maps e o Google Earth, pode ser considerada importante ferramenta tecnológica a ser utilizadas por pesquisadores, gestores da educação, especialistas e pela sociedade em geral, pois contribui para perceber a distribuição espacial das escolas e da população escolar.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24607
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