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Title: No banzeiro do amazonas: realidade e perspectivas das aulas de educação física nas escolas de várzea do município de Santarém-Pará
Other Titles: In banzeiro Amazon: reality and perspectives of physical education classes in schools floodplain of the municipality of Santarém-Pará
Authors: Prezotto, Aline da Paixão
Advisor: Melo, José Pereira de
Keywords: Educação física;Formação do professor;Prática pedagógica;Várzea
Issue Date: 29-Aug-2014
Citation: PREZOTTO, Aline da Paixão. No banzeiro do amazonas: realidade e perspectivas das aulas de educação física nas escolas de várzea do município de Santarém-Pará. 2014. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: A presente dissertação, intitulada “No banzeiro do Amazonas: realidade e perspectivas das aulas de educação física nas escolas de várzea do Município de Santarém-PA”, tem como objetivo geral apresentar e discutir os desafios e as dificuldades do professor sem qualificação profissional para ensinar Educação Física na região de várzea do município de Santarém, tendo-se como objetivos específicos: 1) identificar os desafios que emergem do ambiente de várzea que se relacionam ao cotidiano docente e aos espaços físicos para as aulas de Educação Física; 2) realizar um levantamento das dificuldades do professor sem qualificação profissional para ensinar Educação Física, bem como do modelo de aula desenvolvido. Para o alcance dos objetivos enunciados, a presente pesquisa lançou mão da abordagem qualitativa com base na técnica do estudo de caso. A investigação foi desenvolvida em aproximadamente cinco meses na escola da comunidade São Ciríaco do Urucurituba, localizada às margens do rio Amazonas, no município de Santarém, e ocorreu em duas etapas: na primeira, foram realizados registros através de fotografias e anotações em diário de campo sobre o cotidiano e sobre as condições locais de realização das aulas; na outra etapa, realizada simultaneamente à primeira, buscou-se identificar as dificuldades associadas à pratica docente nas aulas de Educação Física da escola, através de observação das aulas, entrevista com a professora responsável e com dois grupos de alunos, além da análise de um plano de curso apresentado pela professora. Após o levantamento do contexto das aulas, modificamos a postura para observador participante. Nessa fase, proporcionamos uma capacitação em que foram desenvolvidos estudos de temas relevantes para a professora. Essa mudança de postura foi importante para a confirmação de informações já coletadas e o acréscimo de outras que foram registradas no diário de campo, além da inclusão de fotografias e filmagens. Os resultados da pesquisa desnudam os desafios que emergem do convívio cotidiano das pessoas com o rio, como os riscos de enfrentar um temporal ou fazer uma travessia; os aspectos de sazonalidade da cheia e vazante, pelo fato de a comunidade estar localizada numa região de várzea; bem como as dificuldades inerentes ao ambiente de várzea, como, o fenômeno das “terras crescidas” que ocorre durante a vazante do rio e que altera o espaço físico de realização das aulas. Além disso, verificou-se que a prática pedagógica da professora era bastante limitada pela falta de conhecimento dos conteúdos de Educação Física e das metodologias de ensino, o que ocasionava uma limitação na realização de suas aulas baseadas em dois modelos pedagógicos da área empregados por ela: os modelos “recreacionista” e o “esportivista”. Como perspectiva de melhoria para esse quadro, foi apresentado, durante a capacitação, o modelo pedagógico descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais em consonância com a realidade dos espaços e materiais didáticos disponíveis.
Abstract: This dissertation entitled "In banzeiro Amazon: challenges and opportunities for physical education classes in schools floodplain of the Municipality of Santarém- Pará" has the general objective to present and discuss the challenges and difficulties of the teacher without professional qualification to teach Physical Education in the floodeplain area of the city of Santarém, having specific objectives: 1) identify the challenges that emerge from the floodplain environment that relate to everyday teaching and physical spaces for Physical Education classes; 2) conduct a survey of the difficulties of the teacher without professional qualification to teach Physical Education, as well as the class model developed. To achieve the objectives stated above, the present study made use of a qualitative approach based on the technique of the case study. The research was developed in approximately five months at the school of São Ciríaco do Urucurituba community located on the banks of the Amazon River, in the region of Santarém and occurred in two stages: first, records were made through photographs and notes in the field journal about everyday life and on local conditions for implementing the lessons; at another stage, held simultaneously at first, we attempted to identify the difficulties associated with teaching practices in Physical Education classes in school, through observation of lessons, interview with the teacher responsible and with two groups of students, and analysis of a Course plan submitted by the teacher. After analyzing the context of lessons, we modified the posture to participant observer. In this phase, we provide a training studies in which relevant issues were developed for the teacher. This change of attitude was important for confirming information already collected and adding others that were recorded in the field diary, added photographs and filming. Search results lay bare the challenges that emerge from the everyday living of people with the river, as the risks of facing a storm or make a crossing; aspects of seasonality of flood and ebb, because the community is located in floodplain area; as well as the inherent difficulties of the floodplain environment, such as the phenomenon of "grown lands" that occurs during the ebb of the river and altering the physical space of the implementation of lessons. Furthermore, it was found that the teacher's practice was quite limited by lack of knowledge of the contents of Physical Education and teaching methodologies, which caused a limitation in conducting their classes based on two pedagogical models of the area, employed by her: the "roll the ball" and "sportsmanship". How prospect of improvement for this framework, the pedagogical model described in the National Curriculum Standards in line with the reality of space and materials available was presented during the training.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24755
Appears in Collections:PPGEF - Mestrado em Educação Física

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