Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, Kenia Beatriz Ferreira-
dc.contributor.authorFrança, Luana Araújo de-
dc.date.accessioned2018-03-16T19:07:51Z-
dc.date.available2018-03-16T19:07:51Z-
dc.date.issued2017-09-11-
dc.identifier.citationFRANÇA, Luana Araújo de. Mulheres à frente e atrás das câmeras: uma leitura do protagonismo feminino em A árvore de Marcação, de Jussara Queiroz. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24886-
dc.description.abstractThis research discusses the female representation and protagonism in the movie A árvore de Marcação (1987-1993), directed by Jussara Queiroz. We consider that the female protagonism happens in two ways: through the trajectory of the director, because she was the first woman to make movies in Rio Grande do Norte, a Brazilian Northeast state, and also by female characters, analyzing their participation and contributions to the film narrative. Therefore, we will bring texts and debates related to gender issues, focusing on how this discussion penetrates media studies and results in the Feminist Film Theory, which talks about women in film direction and their protagonism. Cinema was one of main mass media during the twentieth century and, along with its popularization, language and market development, it has fundamental changes in women social roles, triggering transformations in the forms of representation, as well, the appropriation of film production by women. From this, we make a list of female directors in Brazilian Cinema, observing such changes and their protagonism, names, themes and how these films approaches the representation of women and the female universe until the context of the “Retomada” in the 1990s, when is an increase of women on film direction around the country. Finally, we will focus on the trajectory of Jussara Queiroz and her work, observing how the category of "northeastern women" crosses both stereotypes, from author to characters, and how female protagonism is a possibility in the movie.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulher no cinemapt_BR
dc.subjectJussara Queirozpt_BR
dc.subjectProtagonismo femininopt_BR
dc.subjectTeoria feminista do cinemapt_BR
dc.titleMulheres à frente e atrás das câmeras: uma leitura do protagonismo feminino em A árvore de Marcação, de Jussara Queirozpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIApt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2713128729855471pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-0753-7340pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8600703674458800pt_BR
dc.contributor.referees1Pavan, Maria Angela-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2258546985285753pt_BR
dc.contributor.referees2Cruz, Nina Velasco e-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2462630368138314pt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2462630368138314pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa discute a representação e protagonismo feminino no longa-metragem A árvore de Marcação (1987-1993), da diretora Jussara Queiroz. O protagonismo se dá em duas vias: através da trajetória da diretora, por ser considerada a primeira mulher a dirigir filmes no Rio Grande do Norte e as personagens observando sua participação na narrativa apresentada no filme. Para tanto, trazemos textos e debates relacionados às questões de gênero, atentando sobre como a discussão adentra os estudos da mídia e resulta na Teoria feminista do cinema, a qual debate a direção e protagonismo feminino nos filmes. O Cinema foi uma das principais mídias de massa durante o século XX, e, em conjunto à sua popularização, desenvolvimento de linguagem e mercado, tivemos mudanças fundamentais nas reivindicações e papeis femininos na sociedade, desencadeando a transformações nas formas de representação bem como apropriação da produção de filmes por mulheres que estivessem conectadas à nova realidade. Com isto, construímos um referencial de diretoras no cinema brasileiro, observando tais mudanças e protagonismos, trazendo nomes, temáticas e como estes filmes abordam a representação das mulheres e o universo feminino até o contexto da retomada, na década de 1990, quando há aumento substancial de mulheres na direção de filmes no país. Por último, focaremos na trajetória de Jussara Queiroz e sua obra, observando como a categoria da “mulher nordestina” atravessa tanto estereótipos como uma percepção e protagonismo feminino enquanto possibilidade a ser praticada.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIApt_BR
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuanaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.