Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24886
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Kenia Beatriz Ferreira | - |
dc.contributor.author | França, Luana Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-16T19:07:51Z | - |
dc.date.available | 2018-03-16T19:07:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-11 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Luana Araújo de. Mulheres à frente e atrás das câmeras: uma leitura do protagonismo feminino em A árvore de Marcação, de Jussara Queiroz. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24886 | - |
dc.description.abstract | This research discusses the female representation and protagonism in the movie A árvore de Marcação (1987-1993), directed by Jussara Queiroz. We consider that the female protagonism happens in two ways: through the trajectory of the director, because she was the first woman to make movies in Rio Grande do Norte, a Brazilian Northeast state, and also by female characters, analyzing their participation and contributions to the film narrative. Therefore, we will bring texts and debates related to gender issues, focusing on how this discussion penetrates media studies and results in the Feminist Film Theory, which talks about women in film direction and their protagonism. Cinema was one of main mass media during the twentieth century and, along with its popularization, language and market development, it has fundamental changes in women social roles, triggering transformations in the forms of representation, as well, the appropriation of film production by women. From this, we make a list of female directors in Brazilian Cinema, observing such changes and their protagonism, names, themes and how these films approaches the representation of women and the female universe until the context of the “Retomada” in the 1990s, when is an increase of women on film direction around the country. Finally, we will focus on the trajectory of Jussara Queiroz and her work, observing how the category of "northeastern women" crosses both stereotypes, from author to characters, and how female protagonism is a possibility in the movie. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulher no cinema | pt_BR |
dc.subject | Jussara Queiroz | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo feminino | pt_BR |
dc.subject | Teoria feminista do cinema | pt_BR |
dc.title | Mulheres à frente e atrás das câmeras: uma leitura do protagonismo feminino em A árvore de Marcação, de Jussara Queiroz | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2713128729855471 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-0753-7340 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8600703674458800 | pt_BR |
dc.contributor.referees1 | Pavan, Maria Angela | - |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2258546985285753 | pt_BR |
dc.contributor.referees2 | Cruz, Nina Velasco e | - |
dc.contributor.referees2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2462630368138314 | pt_BR |
dc.contributor.referees3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2462630368138314 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa discute a representação e protagonismo feminino no longa-metragem A árvore de Marcação (1987-1993), da diretora Jussara Queiroz. O protagonismo se dá em duas vias: através da trajetória da diretora, por ser considerada a primeira mulher a dirigir filmes no Rio Grande do Norte e as personagens observando sua participação na narrativa apresentada no filme. Para tanto, trazemos textos e debates relacionados às questões de gênero, atentando sobre como a discussão adentra os estudos da mídia e resulta na Teoria feminista do cinema, a qual debate a direção e protagonismo feminino nos filmes. O Cinema foi uma das principais mídias de massa durante o século XX, e, em conjunto à sua popularização, desenvolvimento de linguagem e mercado, tivemos mudanças fundamentais nas reivindicações e papeis femininos na sociedade, desencadeando a transformações nas formas de representação bem como apropriação da produção de filmes por mulheres que estivessem conectadas à nova realidade. Com isto, construímos um referencial de diretoras no cinema brasileiro, observando tais mudanças e protagonismos, trazendo nomes, temáticas e como estes filmes abordam a representação das mulheres e o universo feminino até o contexto da retomada, na década de 1990, quando há aumento substancial de mulheres na direção de filmes no país. Por último, focaremos na trajetória de Jussara Queiroz e sua obra, observando como a categoria da “mulher nordestina” atravessa tanto estereótipos como uma percepção e protagonismo feminino enquanto possibilidade a ser praticada. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LuanaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.