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Título: O caos sistematizado - as quebras de narrativa no romance A vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy
Autor(es): Ferreira, Hélciu Einstein Santos
Orientador: Araújo, Rosanne Bezerra de
Palavras-chave: Romance;Quebra narrativa;Estética literária;Paródia;Laurence Sterne
Data do documento: 23-Fev-2018
Referência: FERREIRA, Hélciu Einstein Santos. O caos sistematizado - as quebras de narrativa no romance A vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo é fazer uma análise estrutural da obra do autor irlandês Laurence Sterne (1713-1768), A Vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy (The Life and Opinions of Tristram Shandy, Gentleman), publicada em 1760 e responsável por representar uma verdadeira revolução estética num gênero literário que já vinha se consagrado no século XVIII na Inglaterra: o romance. Rompendo com noções estéticas predominantes do gênero romanesco de sua época, Sterne apresenta em sua obra uma narrativa fragmentada, com capítulos incompletos e fora de ordem, intermináveis digressões e um narrador cuja confiabilidade é constantemente colocada em questão. Partindo da complexidade proporcionada pelas inovações estéticas de Sterne, investigaremos as diversas formas pelas quais o autor quebra a narrativa em seu romance. Essas quebras possuem como principal objetivo provocar nos seus leitores uma sensação constante de estranhamento e frustração, de modo que para se compreender Tristram Shandy é necessário por parte do leitor deixar de lado uma leitura passiva e passar a trabalhar em conjunto com o próprio narrador do romance, Tristram, para, dessa forma, compreender as intenções por trás da narrativa fragmentada e caótica de Sterne, as quais possuem o propósito de provocar o riso e a reflexão, além de revelar uma visão satírica e crítica da sociedade puritana inglesa do século XVIII. Para a análise deste trabalho, observaremos as técnicas estéticas e narrativas utilizadas por Sterne que têm por finalidade causar o estranhamento e alterar a percepção do leitor, como a fragmentação do romance, as mudanças de ritmo na narrativa e a parodização. Além disso, analisaremos como o riso é provocado através da carnavalização e da erotização. Por fim, falaremos um pouco sobre os recursos gráficos utilizados pelo autor de modo a manter sua marca autoral na obra. Usaremos como base teórica estudos de Chklovsky (1978), Lotman (1978), Bakhtin (1993), Genette (1995), Reis e Lopes (2000), Aragão (1980), entre outros. Concluímos que as rupturas na narrativa de Sterne possuem o objetivo de criar uma obra capaz de dar aos seus leitores uma experiência única de leitura, revelando por trás de sua narrativa fragmentada uma obra de poderosa crítica e sátira social, além de um senso de humor extremamente crítico e inovador.
Abstract: The goal of this study is to do a structural analysis of the work of the Irish author Laurence Sterne (1713-1768), The Life and Opinions of Tristram Shandy, Gentleman, published in 1760 and that was remarkable for representing a true aesthetic revolution in a literary genre that was already renowned on the 18th century in England: the novel. Breaking with the predominant aesthetical notions of the romanesque genre of his time, Sterne shows in his work a shattered narrative, with incomplete, out of order, chapters, endless digressions and a narrator whose trustworthiness is constantly put in question. Starting from the complexity brought by Sterne’s aesthetical innovations, we will investigate various ways by which the author breaks the narrative in his novel. Those breaks have as main goal to provoke in his readers a constant sensation of strangeness and frustration, so that in order to understand Tristram Shandy it is necessary that the reader forgoes a passive reading and starts to work alongside with the author himself, Tristram, so that they may understand the intentions behind Sterne’s shattered and chaotic narrative, which seeks to provoke laughter and reflection, plus revealing a satirical and critic view of the English puritan society of the 18th century. For the analysis of this novel, we will investigate the aesthetical techniques and narratives used by Sterne that seek to cause strangeness and alter the reader’s perception, like the fragmentation of the novel, the changes in the rhythm of the narrative and the process of parody. Furthermore, we will analyse how the laughter is performed through the carnivalization and the erotization, and finally we will discuss a little about the graphical techniques are used by the author to reclaim his authorial property in his work. As our theoretical basis, we will use the studies by Chklovsky (1978), Lotman (1978), Bakhtin (1993), Genette (1995), Reis and Lopes (2000), Aragão (1980), among others. We conclude that the ruptures of the narrative on Sterne’s work aim to create a work able to give to its readers a unique reading experience, revealing a work of powerful criticism and social satire behind its shattered narrative, as well as an extremely critic and innovating sense of humour.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24966
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