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Título: Perfil dos estudantes do Curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN
Autor(es): Germano, Joelia Celeste Vieira
Orientador: Azevedo, George Dantas de
Palavras-chave: Educação médica;Estudante;Perfil;Currículo
Data do documento: 11-Dez-2017
Referência: GERMANO, Joelia Celeste Vieira. Perfil dos estudantes do Curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN. 2017. 56f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Uma parcela significativa da população brasileira que reside nos municípios do interior e na periferia das grandes cidades sofre com a falta de assistência médica, pois nessas localidades é recorrente a falta desses profissionais para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa escassez de médicos nos serviços de saúde muitas vezes é relativa, já que parte da problemática reside não apenas no quantitativo de médicos no Brasil, mas em sua distribuição no território nacional. Entendendo esta dificuldade de provimento e fixação de profissionais no interior do país, foi implementado em 2013, pelo Governo Federal, o Programa Mais Médicos (PMM). Neste contexto foi criada a Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN). O curso de medicina da EMCM busca formar profissionais adequados para atuar efetivamente no mercado de trabalho, particularmente no contexto rural e fora dos grandes centros urbanos, valorizando as necessidades de saúde da população e seus valores éticos e culturais. O presente estudo visa conhecer o perfil dos estudantes da EMCM com a expectativa de que as informações obtidas possam subsidiar as estratégias pedagógicas utilizadas pela escola, objetivando um melhor desempenho acadêmico, contribuindo para a formação de médicos em sintonia com as necessidades do SUS. Os dados da pesquisa foram obtidos através da aplicação de um questionário encaminhado a todos os alunos das três primeiras turmas do curso de medicina da EMCM. A maioria dos discentes da escola é do sexo masculino, proveniente dos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, com renda familiar de até 5 salários mínimos, usuária do SUS e beneficiária de alguma ação afirmativa para acesso ao ensino superior.
Abstract: Significant part of Brazilian population that lives in rural or remote areas is affected by a lack of medical care, where usually there are not many professionals to assist patients of the Unified Health System (SUS). This shortage of doctors in health services is a relative concept, since the greatest problem is not in the number of doctors in Brazil, but their distribution throughout the national territory. The difficulty of providing and setting professionals in the country was the main reason for the Federal Government created the Mais Médicos Programme (PMM). In this context, the Multicampi School of Medical Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte (EMCM / UFRN) was created. The EMCM medical course seeks to train professionals to work effectively in the labor market, particularly in the rural context and outside the major urban centers, taking the health needs, ethical and cultural values of our population under advisement. This research aims to describe a profile of the students of the medical course of the EMCM in an attempt that the obtained information can subsidize pedagogical strategies that contribute with a better academic performance and consequently with the formation of physicians in line with the need of the SUS. The data was acquired from a questionnaire sent to all students of the first three classes of the medical course of EMCM. This research showed that most of the students are male, born in the states of Rio Grande do Norte or Paraiba, with a family income equal or less than 5 minimum wages, users of SUS and beneficiary of some inclusion policy.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25036
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