Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25249
Título: | Educação e sensibilidade: o brincar e o se movimentar da criança pequena na escola |
Autor(es): | Surdi, Aguinaldo Cesar |
Palavras-chave: | Educação física para criança;Educação pelo movimento;Educação física – Filosofia |
Data do documento: | 23-Mai-2018 |
Editor: | Editora da UFRN |
Referência: | SURDI, Aguinaldo Cesar. Educação e sensibilidade: o brincar e o se movimentar da criança pequena na escola. Natal: EDUFRN, 2018. 246 p. |
Resumo: | Os atos de “brincar e se-movimentar” abrangem uma gama de acontecimentos que fazem com que todos nós, e principalmente a criança, consigamos ter uma relação direta e autêntica com o mundo, relação essa que é fundada na corporeidade. Nessa relação de construção, o movimento humano produz sempre algo novo, como uma expressão artística. Este livro compõe um estudo, que teve como objetivo, investigar acerca das maneiras como o brincar e o se-movimentar são proporcionados no espaço escolar e como eles contribuem para a educação da sensibilidade da criança pequena. Foi detectado, que nas escolas investigadas, o incentivo à construção de situações que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade recebe pouca importância, o que compromete significativamente a educação da sensibilidade dessas crianças e limita o poder de criação e de autonomia em relação ao mundo, dificultando assim, que sejam elas mesmas. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25249 |
ISBN: | 978-85-425-0588-7 |
Aparece nas coleções: | EDUFRN - Ciências da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacao-e-sensibilidade-final-digital.pdf | 9,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.