Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25249
Título: Educação e sensibilidade: o brincar e o se movimentar da criança pequena na escola
Autor(es): Surdi, Aguinaldo Cesar
Palavras-chave: Educação física para criança;Educação pelo movimento;Educação física – Filosofia
Data do documento: 23-Mai-2018
Editor: Editora da UFRN
Referência: SURDI, Aguinaldo Cesar. Educação e sensibilidade: o brincar e o se movimentar da criança pequena na escola. Natal: EDUFRN, 2018. 246 p.
Resumo: Os atos de “brincar e se-movimentar” abrangem uma gama de acontecimentos que fazem com que todos nós, e principalmente a criança, consigamos ter uma relação direta e autêntica com o mundo, relação essa que é fundada na corporeidade. Nessa relação de construção, o movimento humano produz sempre algo novo, como uma expressão artística. Este livro compõe um estudo, que teve como objetivo, investigar acerca das maneiras como o brincar e o se-movimentar são proporcionados no espaço escolar e como eles contribuem para a educação da sensibilidade da criança pequena. Foi detectado, que nas escolas investigadas, o incentivo à construção de situações que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade recebe pouca importância, o que compromete significativamente a educação da sensibilidade dessas crianças e limita o poder de criação e de autonomia em relação ao mundo, dificultando assim, que sejam elas mesmas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25249
ISBN: 978-85-425-0588-7
Aparece nas coleções:EDUFRN - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacao-e-sensibilidade-final-digital.pdf9,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.