Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25276
Title: Uma fucana da alga Spatoglossum schröederi ao se ligar a fibronectina, inibe a migração de células endoteliais e impede que essas formem estruturas semelhante a vasos in vitro
Authors: Menezes, Maíra Maria de
Keywords: Fucanas;Spatoglossum schröeder;Células endoteliais;Anti-angiogêncio
Issue Date: 23-Mar-2018
Citation: MENEZES, Maíra Maria de. Uma fucana da alga Spatoglossum schröederi ao se ligar a fibronectina, inibe a migração de células endoteliais e impede que essas formem estruturas semelhante a vasos in vitro. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Uma heterofucana de baixo massa molecular (designada fucana B) foi obtida a partir da alga marrom, Spatoglossum schröederi, e sua atividade como inibidor da formação de tubos capilares por células endoteliais (ECs) foi analisada. As análises química, eletroforéticas e de infravermelho confirmaram a identidade da fucana B. Em contraste com outras fucanas de baixo peso, a fucana B (0,012- 0,1 mg/mL) inibiu a formação de tubos capilares pelas ECs de forma dose dependente. Além disso, a fucana B (0,01-0,05 mg/mL) não afetou a proliferação das ECs. A fucana B também inibiu a migração das ECs em uma superfície revestida com fibronectina (FN), mas não em superfícies revestidas com laminina ou colágeno. Uma fucana B biotinilada foi utilizada como uma sonda para identificar seu sítio de ligação nas ECs. Experimentos de microscopia confocal revelaram que a fucana biotinilada não se liga à superfície celular, mas apenas à fibronectina. Esses achados sugerem que a fucana B inibe a formação de tubos capilares das ECs, bem como, sua capacidade de migrar sobre FN, ligando-se diretamente essa molécula assim bloqueando os seus sítios de reconhecimento de seus ligantes.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25276
Appears in Collections:PPGCSA - Mestrado em Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FucanaAlgaSpatoglossum_Menezes_2018.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.