Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25298
Título: As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015
Autor(es): França, Ana Carolina Araújo de
Orientador: Costa, João Bosco Araújo da
Palavras-chave: Escola;PNLD;Livro didático;Relações étnico-raciais;Políticas públicas
Data do documento: 31-Ago-2017
Referência: FRANÇA, Ana Carolina Araújo de. As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A escola é um espaço de disputa de concepções e visões de mundo. Em relação às questões de ordem étnico-raciais essa disputa no campo escolar perpassa duas visões, a primeira voltada a uma perspectiva unilateral de caráter eurocentrista, que reproduz uma suposta inferioridade dos povos africanos e de seus descendentes ao supervalorizar as experiências históricas e culturais do segmento branco, supostamente “superiores” e desvalorizar e estereotipar as experiências culturais, históricas e as identidades dos africanos e afrodescendentes. A segunda visão, percebe a escola como um lugar de desconstrução dessa “inferioridade” atribuída aos africanos e afro-brasileiros. A pesquisa “As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015” trata-se de uma avaliação da política pública que versa sobre o material didático (PNLD) em relação ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no intuito de identificar como são tratados os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de história aprovados pelo programa. Avaliar, especificamente, se esses materiais didáticos estão em consonância com o que estabelece as Diretrizes, isto é, se incorporaram em seus conteúdos a temática história e cultura africana e afro-brasileira de modo positivo. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa documental e análise de conteúdo em três coleções didáticas aprovadas pelo programa. Os resultados apontam para uma efetividade parcial dessa política pública na medida em que a abordagem dos temas sobre história e cultura africana e afro-brasileira recebe um tratamento generalista e simplificado, não necessariamente negativo, mas bastante superficial.
Abstract: The school is a place of dispute of conceptions and visions of the world. In relation to ethnic-racial issues, this dispute runs through two visions, the first is focused on a unilateral Eurocentric perspective, which reproduces a supposed inferiority of African people and their descendants by overvaluing the historical and cultural experiences of the segment supposedly "superior", devaluing and stereotyping the cultural, historical, identical of Africans and Afro-descendants. The second view perceives school as a place of deconstruction of this "inferiority" attributed to Africans and Afro-Brazilians. The research "Racial relations: an evaluation of the effectiveness of the National Program of Didactic Book (PNLD 2015)", is an analysis about public policy of teaching materials in relation to their compliance with the National Curricular Guidelines for Education of Ethnic and Racial Relations for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. We search identify how the contents of Afro-Brazilian and African history and culture are dealt in the books of History approved by the program. We wish evaluate, if these didactic materials are in accord with is established by the guidelines, it means, if they incorporated in their contents an African, Afro-Brazilian history and culture in a positive way. The methodological process consisted of a documentary research and content analysis in three didactic collections approved by the program. The result points to a partial effectiveness of this public policy, as far possible, the approach to themes of African and Afro-Brazilian history and culture receives a general and simplified treatment, not necessarily negative, but rather superficial.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25298
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelaçõesRaciaisAvaliação_Franca_2017.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.