Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25354
Título: Análise da relação entre custo e consumo dos antipsicóticos típicos e atípicos: implicações para a saúde pública
Autor(es): Araujo, Aurigena Antunes de
Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa
Guerra, Gerlane Coelho
Xavier, Caroline Addison
Rodrigues, Francisco das Chagas
Diógenes, Arícia Rodrigues
Palavras-chave: agentes antipsicóticos;esquizofrenia;economia da saúde
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal da Bahia - UFBA
Referência: ARAÚJO, Aurigena Antunes de; et al. Análise da relação entre custo e consumo dos antipsicóticos típicos e atípicos: implicações para a saúde pública. Infarma (Brasília), v. 6, p. 275-281, 2007. Disponível em: < https://portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/4386> Acesso em: 12 mar. 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre custo e consumo dos antipsicóticos típicos e atípicos. A coleta de dados foi realizada no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado, Natal, Rio Grande do Norte (RN), Brasil, no período de 2002 a 2005. Para a comparação do custo ou consumo entre os dois grupos de antipsicóticos, utilizou-se o Teste t de Student com nível de significância de 5 %. A correlação entre custo e consumo para cada grupo de antipsicótico foi verificada pelo Coeficiente de Correlação de Pearson, com nível de significância de 5 %. Os resultados mostraram uma diferença estatisticamente significante entre o custo dos medicamentos típicos e atípicos (p < 0,0001), bem como uma correlação positiva entre custo e consumo para medicamentos atípicos (r = 0,96, p < 0,02). O estudo demonstrou que existe preocupação e compromisso do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, em incrementar a terapia com os antipsicóticos atípicos. A diferença entre os custos dos antipsicóticos típicos e atípicos podem representar um empecilho para incrementar o acesso dos pacientes com esquizofrenia a uma terapêutica que possibilite melhor qualidade de vida.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25354
ISSN: 2236-5222
Aparece nas coleções:CB - DBF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseRelacaoCusto_Araujo_2007.pdf149,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.