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dc.contributor.advisorFreitas, Marise Reis de-
dc.contributor.authorMedeiros Neto, Francisco Belisio de-
dc.date.accessioned2018-06-13T20:52:17Z-
dc.date.available2018-06-13T20:52:17Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.citationMEDEIROS NETO, Francisco Belisio de. Implementação de um cenário de prática para o ensino na atenção à saúde da pessoa idosa. 2017. 54f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25388-
dc.description.abstractINTRODUCTION: The aging of brazilian population has been accelerating in recent years, and this phenomenon demands changes in society in view of an increasing number of people who need special care. In this context, medical courses need to adapt to the new reality by inserting in their curricular structures specific contents on the health of the elderly. This new situation also requires more and better-specialized services in the care of the elderly. This project aimed to structure and implement a service for elderly in the region of Caicó, with the purpose of improving the care provided to this population, as well as creating a practical learning scenario for undergraduate and graduate students at Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. METHODS: The process of organization of the service included: articulation with the managers to define the place, development of the attendance sheet with adaptation of the Comprehensive Geriatric Assessment (AGA) and an Attendance Protocol (anamnesis and physical examination) for the first consultation and a follow-up for reevaluations and returns. RESULTS: Two services were structured, the post-discharge clinic at the Caicó Regional Hospital and the General Geriatrics outpatient clinic at the EMCM School Clinic Resident medical doctors and students of medical graduation make the attendance from EMCM/UFRN, with supervision of the doctor and professor specializing in Geriatrics. CONCLUSION:From this, it is affirmed that the present study fomented a new strategy and became a new social equipment in health care for the Elderly, considering its importance in dimensions that cross medical care, such as socio-demographic conditions and quality of life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectGeriatriapt_BR
dc.subjectGerontologiapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titleImplementação de um cenário de prática para o ensino na atenção à saúde da pessoa idosapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEpt_BR
dc.contributor.referees1Motta, Luciana Branco da-
dc.contributor.referees2Vilar, Maria José Pereira-
dc.contributor.referees3Nunes, Vilani Medeiros de Araújo-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: O envelhecimento da população brasileira dá-se de maneira acelerada nos últimos anos e esse fenômeno exige transformações na sociedade tendo em vista um número cada vez maior de pessoas que necessitam de cuidados especiais. Nesse contexto, os cursos de medicina precisam se adaptar à nova realidade inserindo em suas estruturas curriculares conteúdos específicos sobre a saúde do idoso. Essa nova conjuntura também exige maior número e melhores serviços especializados no atendimento ao idoso. OBJETIVOS: Este projeto de intervenção teve como objetivo estruturar e implantar um serviço de atendimento ao idoso na região de Caicó, com o propósito de melhorar a assistência prestada a essa população, bem como criar um cenário de aprendizagem prática para a graduação e pós-graduação na EMCM/UFRN. MÉTODOS:O processo de organização do serviço compreendeu: articulação com os gestores para definição do local, desenvolvimento da ficha de atendimento com adaptação da Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) e um Protocolo de Atendimento (anamnese e exame físico) de primeira consulta e um outro de seguimento para reavaliações e retornos. RESULTADOS: Dois serviços foram estruturados: o ambulatório pós alta no Hospital Regional do Seridó e o ambulatório de Geriatria Geral na Clínica Escola da EMCM. O atendimento é feito por médicos residentes de clínica médica e alunos da graduação de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com supervisão do médico e professor especialista em Geriatria. CONCLUSÃO: A partir desta feita, afirma-se que o presente estudo fomentou uma nova est ratégia e tornou-se um novo equipamento social em atendimento à saúde do Idoso, tendo em vista a sua importância em dimensões que perpassam o cuidado médico, como condições sócio demográficas e qualidade de vida.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEpt_BR
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