Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25546
Título: O uso de conteúdos transmídia na TV: uma análise de telejornais da Globo e da Inter TV Gabugi nas redes sociais digitais
Autor(es): Gomes, Taianne de Lima
Orientador: Kneipp, Valquiria Aparecida Passos
Palavras-chave: Estudos da mídia;Práticas sociais;Telejornalismo;Redes sociais digitais;Transmídia
Data do documento: 15-Jun-2018
Referência: GOMES, Taianne de Lima. O uso de conteúdos transmídia na TV: uma análise de telejornais da Globo e da Inter TV Gabugi nas redes sociais digitais. 2018. 175f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A pesquisa pretendeu analisar como os telejornais de maior audiência da TV Globo, apontada como a terceira maior emissora comercial do mundo e a maior da América Latina, e da Inter TV Cabugi, a TV de maior audiência do Rio Grande do Norte, têm se apropriado da narrativa transmídia para ampliar o seu conteúdo informacional da tela da TV para as redes sociais digitais, especificamente, o Facebook e o Instagram. Considerou-se que a TV e a internet são os meios de comunicação mais utilizados pela população brasileira. Nesse sentido, esta dissertação se justifica uma vez que o atual cenário midiático de convergência coloca uma série de desafios para mídia dita tradicional. Um deles é buscar formas de conviver e concorrer com as redes sociais digitais. Para o estudo, estão em análise as edições e as postagens do Jornal Nacional, Jornal Hoje, Bom Dia RN e RNTV 2ª edição, no período de 26 de fevereiro a 03 de março de 2018. Nesta pesquisa, a fundamentação teórica baseia-se em autores, tais como Bourdieu (1997) que, há mais de 20 anos, nomeou de omnibus, o conteúdo dos telejornais que interessam a todo mundo, mas que não tocam em nada de importante; Jenkins (2003; 2009), primeiro autor a elencar os princípios fundamentais que cercam a narrativa transmídia; Fechine (2013), que caracterizou as estratégias e os tipos de conteúdo transmídia na teledramaturgia brasileira; Moloney (2011; 2015), autor que apresenta a transmidiação no campo do jornalismo; e Gambarato (2013), que propõe o modelo analítico de projeto transmídia. Quanto à metodologia, utiliza-se a análise de conteúdo e, em relação ao método de procedimento, foram empregados os princípios da narrativa transmídia, elencados por Gambarato (2013; 2016), às edições e às postagens dos referidos telejornais. De maneira geral, os telejornais estudados não utilizam as redes sociais para engajar o público, bem como não fazem uso da estratégia transmídia, uma vez que utilizam as redes sociais como espaço para reprodução de conteúdo já divulgado na TV, o que configura a estratégia crossmedia.
Abstract: This research aims to analyze how TV News broadcasts, with the highest audience, that belong to TV Globo, pointed out as the third worldwide biggest broadcasting station and the first within Latin America, and TV Cabugi, the most watched broadcasting station from Rio Grande do Norte, borrow transmedia narrative to increase their information content from the TV screen to social media, specifically, Facebook and Instagram. It is considered that television and internet are the most used communication forms by Brazilian population. In this sense, this research makes its case as the actual convergence mediatic scenario sets several challenges for the socalled traditional media. One of those challenges is to find out how to coexist and compete with digital social media. This study analyzed the editions and posts made by the Jornal Nacional, Jornal Hoje, Bom Dia RN e RNTV 2nd edition, from February 26 to March 03, 2018. The theoretical foundation of this research is based on authors such as Bourdieu (1997), who 20 years ago, denominated as omnibus to the TV news broadcasts content that calls everybody´s attention without showing important issues; Jenkins (2003; 2009), who is the first author that listed the fundamental principles referring to transmedia narrative; Fechine (2013), who characterized the strategies and the types of transmedia contents within brazilian teledramaturgy; Moloney (2011; 2015), the one author that presents transmedia among the journalism field; and Gambarato (2013), who proposes the analytical model of the transmedia Project. The methodology of this research, is the analysis of content, and its procedure method relies on transmedia narrative, listed by Gambarato (2013, 2016), related to the editions and posts made by the aforementioned TV News broadcasts. In general, the TV News broadcasts analyzed in this paper neither use social media to inveigle the public nor use the transmedia strategy, they use instead, social media like and space to reproduce the content already published on TV, which configures the cross-media strategy.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25546
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaianneDeLimaGomes_DISSERT.pdf5,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.