Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25568
Título: Condição de saúde oral em crianças com microcefalia por infecção pelo Zika vírus: estudo transversal observacional
Autor(es): Amorim, Janaina Gomes de Paiva
Orientador: Sousa, Klayton Galante
Palavras-chave: Microcefalia;Odontologia;Vigilância em saúde;Síndrome congênita do Zika
Data do documento: 29-Mai-2018
Referência: AMORIM, Janaina Gomes de Paiva. Condição de saúde oral em crianças com microcefalia por infecção pelo Zika vírus: estudo transversal observacional. 2018. 14f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Microcefalia é definida como anomalia de desenvolvimento caracterizada pela diminuição do perímetro cefálico, com alterações anátomo-funcionais, de etiologia complexa e multifatorial. Evidências científicas apontam a possível associação entre o surto de microcefalia em recém-nascidos com a infecção pelo Zika vírus (ZIKV). Metodologia: o presente estudo é de caráter transversal, observacional, com o objetivo de avaliar estruturas orais em crianças com diagnóstico de microcefalia por infecção congênita pelo ZIKV. Foram realizados exames clínicos odontológicos em dois grupos, um composto por oito crianças com microcefalia pela infecção pelo ZIKV e outro com vinte e quatro crianças que não apresentam infecções congênitas, todas residentes na V Região de Saúde do Rio Grande do Norte. Os dados clínicos e sócio econômicos foram anotados em fichas padronizadas e tratados por testes estatísticos não paramétricos a partir da Odds ratio na análise bivariada no Teste Exato de Fisher. Resultados: As crianças do grupo 1 apresentaram menor perímetro cefálico, maior frequência de respiração tipo mista, bruxismo e tiveram experiências odontológicas anteriores quando comparadas ao grupo 2. Conclusão: Os achados apresentam características odontológicas e sócio econômicas que reforçam a necessidade de planejar e promover ações de saúde na rede de atenção à criança microcéfala por infecção pelo ZIKV.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25568
Aparece nas coleções:PPGSCOL/FACISA - Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JanainaGomesDePaivaAmorim_DISSERT.pdf595,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.