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dc.contributor.advisorAraújo, Magnolia Fernandes Florêncio de-
dc.contributor.authorPetrovich, Ana Carla Iorio-
dc.date.accessioned2018-07-30T19:02:45Z-
dc.date.available2018-07-30T19:02:45Z-
dc.date.issued2016-09-30-
dc.identifier.citationPETROVICH, Ana Carla Iorio. Sustentabilidade ambiental como conteúdo escolar na perspectiva de professores de biologia em formação inicial. 2016. 182f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25634-
dc.description.abstractThe theme of sustainable development requires an appropriate approach in teacher training methods for teaching science and biology. Higher Education Institutions (HEIs) offering this training need to be aware and sensitized about the importance of curricular integration of theories and practices related to sustainable development. This study aims to contribute to the characterization of the theme Sustainability as formative need for teaching practice of biology teachers in initial training in undergraduate courses face life sciences and distance in UFRN, based on the perceptions of students who are in phase completion of the course. The research developed in a qualitative and quantitative approach. Were adopted as methodological procedures, the use of a questionnaire with open and closed questions and a structured questionnaire in VOSTS model (Views on Science-Technology-Society to investigate the opinions of licentiate in Biological Sciences distance and face University Federal Rio Grande do Norte on education for sustainable development. the open questions were analyzed through the technique of Preparation and analysis of Meaning Units, which is based on content analysis. the results showed that most participants do not feel safe in approaching the subject but also can not develop the content taught in science or specifically in biology in association with issues that relate to sustainability principles. the profile of students has shown that they have different characteristics, since most are the higher age and low income, having completed the elementary and secondary education in public schools and being in the exercise of professional activity. Also allowed to establish, in relation to the global attitudinal index, the issue of education for sustainable development, although it is present in the training of these teachers also need more incentive and an effective curriculum integration, during initial training, rated course . This data can provide support for the prospect of adequacy of teaching strategies in the distance with regard to greater integration of the theme of to sustainable development education, contributing in the future with relevant data that can support Agenda 30 in the regions of offer the courses.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura em ciências biológicaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação para desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleSustentabilidade ambiental como conteúdo escolar na perspectiva de professores de biologia em formação inicialpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMApt_BR
dc.contributor.authorID02417199769pt_BR
dc.contributor.advisorID51274957400pt_BR
dc.contributor.referees1Amorim, Aline de Souza-
dc.contributor.referees1ID01216673403pt_BR
dc.contributor.referees2Almeida, Lúcia Maria de-
dc.contributor.referees2ID39268411415pt_BR
dc.contributor.referees3Ximenes, Maria de Fátima Freire de Melo-
dc.contributor.referees3ID20007256434pt_BR
dc.contributor.referees4Sousa, Rute Alves de-
dc.contributor.referees4ID51275724434pt_BR
dc.description.resumoA temática do desenvolvimento sustentável necessita de uma abordagem adequada em processos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia. As Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem essa formação precisam estar cientes e sensibilizadas sobre a importância da inserção curricular de teorias e práticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende contribuir com a caracterização do tema sustentabilidade enquanto necessidade formativa para a atuação docente de professores de biologia em formação inicial nos cursos de licenciatura em ciências biológicas presencial e a distância na UFRN, tomando por base as percepções de estudantes que estão em fase de conclusão do curso. A pesquisa desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Adotaram-se, como procedimentos metodológicos, o uso de um questionário com questões abertas e fechadas e de um questionário estruturado, no modelo VOSTS (Views on Science-Technology-Society para investigar as opiniões dos licenciandos em Ciências Biológicas a distância e presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a educação para o desenvolvimento sustentável. As questões abertas foram analisadas através da técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, que toma por base a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes não se sente segura em abordar a temática como também não consegue desenvolver os conteúdos ministrados em ciências ou especificamente em biologia em associação com temas que se relacionem a princípios de sustentabilidade. O perfil dos estudantes demonstrou que estes possuem características diferenciadas, uma vez que, a maioria é da faixa etária mais elevada e de baixa renda, tendo concluído o ensino fundamental e médio em escolas públicas e estando no exercício da atividade profissional. Também permitiu constatar, com relação ao índice atitudinal global, que a temática da educação para o desenvolvimento sustentável, embora se encontre presente na formação desses professores, ainda precisa de maior incentivo e de uma efetiva inserção curricular, durante a formação inicial, no curso avaliado. Esses dados podem servir de subsídio para a perspectiva de adequação das estratégias de ensino na modalidade a distância no que se refere a maior inserção da temática da educação para desenvolvimento sustentável, contribuindo, futuramente, com dados relevantes que podem subsidiar a Agenda 30 nas regiões de oferta dos cursos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS: DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMApt_BR
Appears in Collections:PRODEMA - Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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