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dc.contributor.advisorAlmondes, Katie Moraes de-
dc.contributor.authorLeonardo, Maria Emanuela Matos-
dc.date.accessioned2018-08-02T21:28:08Z-
dc.date.available2018-08-02T21:28:08Z-
dc.date.issued2018-04-13-
dc.identifier.citationLEONARDO, Maria Emanuela Matos. Avaliação do efeito do jogo "quarto perfeito: aprenda a dormir bem” nos parâmetros e hábitos de sono de crianças saudáveis. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25654-
dc.description.abstractInsufficient and irregular sleep may be influenced by the presence of inadequate sleep habits. Interventions that promote healthy sleep, such as those that focus on the dissemination of behavioral and environmental recommendations of sleep hygiene with children, are presented as an alternative. Serious/educative games aim to promote knowledge and behavioral changes, including the entertainment features. These games are particularly interesting for children and teens because of its potential to engage and motivate players. This study aims to evaluate effects of serious game on sleep hygiene recommendations "Perfect Bedroom: learn to sleep well", on sleep habits and sleep parameters of healthy children. Study would be realized with children from a private school in Natal (Rio Grande do Norte), however, parental adherence was lower than expected and was necessary to build strategies to promote parental involvement and change the participating institutions. Two groups were composed, experimental (EG) (n = 8; 5 boys, 3 girls) and control (CG) (n = 5; 3 boys, 2 girls), composed per children aged 7 to 8 years, in which sleep pattern, sleep habits and somnolence were evaluated in three moments: pre-intervention, post-intervention and follow-up (after four weeks). Intervention with the serious game "Perfect Bedroom: learn to sleep well" happened twice a week, for three weeks in a row, lasting up to 50 minutes. Based on parents' reports, results showed an increase of 45 minutes in bedtime in school days and 5 minutes at weekends, an increase in calm activities for the EG in comparison to the CG. However, there was no alteration in activities with electronic devices post-intervention. The results based on children's responses indicated a reduction in the number of electronic objects in bedroom and actions with these devices close to bedtime for the GE. However, these changes were not statistically significant. It is concluded that the game provided a positive and fun experience for children, although the intervention did not promote a significant improvement in sleep pattern, sleepiness and sleep habits of children, possibly to: sampling size, absence of intervention with parents, inclusion of participants who studied in the afternoon shift, limitations of intervention or absence of evaluation of long-term follow-up.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHigiene do sonopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectJogo sériopt_BR
dc.subjectPromoção de saúdept_BR
dc.titleAvaliação do efeito do jogo "quarto perfeito: aprenda a dormir bem” nos parâmetros e hábitos de sono de crianças saudáveispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.referees1Azevedo, Carolina Virginia Macedo de-
dc.contributor.referees2Pires, Maria Laura Nogueira-
dc.description.resumoO sono insuficiente e irregular pode ser decorrente da presença hábitos de sono inadequados. Intervenções que promovem o bom sono, como as que concentram-se na disseminação das recomendações comportamentais e ambientais em higiene do sono com crianças, apresentamse como uma alternativa. Os jogos sérios/educativos visam promover conhecimento e mudanças comportamentais, sem deixar de incluir a característica do entretenimento. Esses jogos apresentam particular interesse para crianças e adolescentes, pois são atrativos e envolvem os usuários, o que promove mais exposição aos temas propostos. Assim, objetivouse avaliar os efeitos do jogo sério “Quarto Perfeito: aprenda a dormir bem”, baseado nas recomendações em higiene de sono e elaborado pelos pesquisadores, nos hábitos e parâmetros de sono de crianças saudáveis. A princípio o estudo seria desenvolvido com crianças de uma escola privada de Natal (Rio Grande do Norte), no entanto, a adesão dos pais foi aquém do esperado, sendo necessário a construção de estratégias para promoção da participação dos pais e mudanças nas instituições participantes. Diante disso, foram definidos um grupo experimental (GE) (n = 8; 5 meninos, 3 meninas) e um grupo controle (GC) (n = 5; 3 meninos, 2 meninas), compostos por crianças com idade entre 7 e 8 anos, os quais foram avaliados em relação ao padrão de sono, hábitos de sono e sonolência. As avaliações ocorreram em três momentos, pré-intervenção, pós intervenção e seguimento (após quatro semanas). A intervenção com o jogo sério ocorreu duas vezes por semana, por três semanas consecutivas, com duração de até 50 minutos cada encontro. Com relação aos resultados provenientes dos relatos dos pais, apurou-se incremento de 45 minutos do tempo na cama em dias escolares e aumento na realização de atividades calmas para o GE em comparação ao GC, entretanto, não houve alteração nas atividades com dispositivos eletrônicos, após a intervenção. Os resultados das informações fornecidas pelas crianças apontaram redução da quantidade de objetos eletrônicos no quarto e das ações com esses dispositivos próximo ao horário de dormir para o GE. Entretanto, essas mudanças não foram estatisticamente significativas. Conclui-se que a intervenção com o jogo sério proporcionou uma experiência positiva e divertida ao público que se destina. Contudo, não foram identificadas melhorias significativas no padrão de sono, na sonolência e nos hábitos de sono das crianças, possivelmente em decorrência: do tamanho da amostra, da ausência de intervenção com os pais, inclusão apenas de participantes que estudavam no turno vespertino, limitações da intervenção ou ausência de avaliação de seguimento de longo prazo.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
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