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dc.contributor.advisorSilva, Josimey Costa da-
dc.contributor.authorSantos, Isadora Araújo-
dc.date.accessioned2018-08-08T23:46:53Z-
dc.date.available2018-08-08T23:46:53Z-
dc.date.issued2018-05-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Isadora Araújo. O império do grotesco em Fellini e Almodóvar: a desconstrução de estereótipos e estigmas sociais no cinema. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25712-
dc.description.abstractThis research seeks to understand the effects of the use of the grotesque as an expressive form in the works of the filmmakers Federico Fellini and Pedro Almodóvar. For that, we comparatively analyze two films: 8½ (FELLINI, 1963) and All About My Mother (ALMODÓVAR, 1999), to establish dialogic relations between the analyzed works and the other productions of the directors from their representations of bodies stigmatized. This methodological strategy allowed us to discuss the aesthetic way in which filmmakers articulate symbolic marks and stereotypes in their narratives. Although there are innumerable differences in the way they make cinema, is possible to approach them in the way they both create labyrinthine patterns for transgressing characters, using an aesthetic elaboration that provokes estrangement and thus contributes to the deconstruction of stereotypes and social stigmas. The figure of the clown, the life experiences and the threats of death size the circus perspective of the universe of Fellini, who celebrates the madness, the obscene and the deformed; Almodóvar abolished the right and wrong dichotomies to invite the viewer to aberration, solitude, marginality. As a theoretical main contribution to the research, we use Goffman's (1978) notions of stigma and Soares (2009) about social stigma in the media, the categorizations of the grotesque in the light of Sodré and Paiva (2002) and the theories of cinema coined by Edgar Morin (2014) and Christian Metz (1980). The method of approach suggested by Vanoye and Goliot-Lété (1994) was used to analyze the films.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectGrotescopt_BR
dc.subjectEstigmas sociaispt_BR
dc.titleO império do grotesco em Fellini e Almodóvar: a desconstrução de estereótipos e estigmas sociais no cinemapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Bezerra, Josenildo Soares-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Leite, Andrea Limberto-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender os efeitos de sentido do recurso ao grotesco como forma expressiva nas obras dos cineastas Federico Fellini e Pedro Almodóvar. Para isso, analisamos comparativamente dois filmes: 8½ (FELLINI, 1963) e Tudo Sobre Minha Mãe (ALMODÓVAR, 1999), de maneira a estabelecer relações dialógicas entre as obras analisadas e as demais produções dos diretores a partir de suas representações de corpos estigmatizados. Essa estratégia metodológica nos permitiu discutir o modo estético como os cineastas articulam marcas simbólicas e estereótipos em suas narrativas. Ainda que haja inúmeras diferenças no modo como fazem cinema, é possível aproximá-los no modo como ambos criam tramas labirínticas para personagens transgressores, valendo-se de uma elaboração estética que provoca estranhamento e, assim, contribui para a desconstrução de estereótipos e estigmas sociais. A figura do palhaço, as experiências de vida e as ameaças da morte dimensionam a perspectiva circense do universo de Fellini, que festeja a loucura, o obsceno e o disforme; Almodóvar aboliu as dicotomias certo e errado para convidar o espectador à aberração, à solitude, à marginalidade. Como aporte teórico principal à pesquisa, utilizamos as noções de Goffman (1978) sobre estigma e Soares (2009) acerca de estigma social na mídia, as categorizações do grotesco sob a luz de Sodré e Paiva (2002) e as teorias de cinema cunhadas por Edgar Morin (2014) e Christian Metz (1980). O método de abordagem sugerido por Vanoye e Goliot-Lété (1994) foi o utilizado para analisar os filmes.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIApt_BR
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

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