Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25714
Título: Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente
Autor(es): Contiero, Lucinéia (Org).
Santos, Fernando Freitas dos (Org).
Fernandes, Matheus Vinícius de S. (Org).
Palavras-chave: Teatro na educação;Professores de representação teatral;Teatro escolar;Teatro e crianças
Data do documento: 9-Ago-2018
Editor: EDUFRN
Referência: CONTIERO, Lucinéia; SANTOS, Fernando Freitas dos; FERNANDES, Matheus Vinícius de S. (Org.). Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente. Natal: Edufrn, 2018. 156 p.
Resumo: Esta coletânea foi pensada para responder algumas das muitas indagações dos professores em pré-serviço ou em exercício, de pesquisadores e de outros profissionais da área. É uma iniciativa que articula teorias e práticas sobre o processo de ensinar e aprender a arte teatral em diferentes fases da vida do aprendiz. Aqui estão reunidos artigos de autores renomados da UFRN, USP, UDESC, UFU, UNIR/Espanha e UFRGS possibilitando um trabalho plural, rico na diversidade de olhares. Os artigos alinham-se com a visão sócio-histórico-cultural do sujeito (Vygotsky, 1989, 1978) e discursiva da linguagem (Bakhtin, 1929/1979, 1953/2003) com foco na abordagem de ensinar do professor de teatro e do papel da reflexão na formação inicial e continuada deste profissional. As diferentes temáticas somam princípios teórico-práticos norteadores da aprendizagem de teatro, práticas educacionais e sociais, a importância do jogo e das manifestações populares no contexto. São também debatidas características cognitivas, afetivas e sociais relacionada à aquisição da aprendizagem de Arte/Teatro e questões conceituais e práticas vinculadas ao arte-educador. Este livro contribui para a reflexão de professores e formadores e incita a considerar o aprendiz como um ser em formação constante, com necessidades e características distintas marcando seu desenvolvimento.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25714
ISBN: 978-85-425-0810-9
Aparece nas coleções:EDUFRN - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia do Teatro.pdf12,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.