Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25759
Title: Pesquisa qualitativa em linguagem: trajeto(s) metodológico(s) da observação participante
Authors: Álvares, Leonardo Mendes
Freitas, Alessandra Cardozo de
Keywords: Pesquisa qualitativa;Pesquisa em linguagem;Observação participante;Argumentação;Competência argumentativa;Ensino Médio
Issue Date: Aug-2018
Publisher: Ideia
Citation: ÁLVARES, Leonardo M.; FREITAS, Alessandra Cardozo de. Pesquisa qualitativa em linguagem: trajeto(s) metodológico(s) da observação participante. João Pessoa: Ideia, 2018.
Portuguese Abstract: Este livro resulta das discussões sobre metodologias da pesquisa no âmbito da linguagem estabelecidas durante a escrita da dissertação de Mestrado intitulada Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do Ensino Médio (ÁLVARES, 2015), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte. Com ele tentamos corroborar para o preenchimento de lacunas que encontramos quando precisamos compreender as direções em que podemos caminhar no desenvolvimento de uma pesquisa no campo da linguagem. Nesse intuito, propomo-nos a descrever e comentar o percurso metodológico construído no ínterim de uma pesquisa que sintetiza o aprimoramento de experiências que trazemos de outras vivências acadêmicas, reunindo contribuições, que podem ser esclarecedoras a outros pesquisadores da linguagem, acerca da pesquisa de abordagem qualitativa e da observação participante. Referimo-nos a esse percurso como trajeto(s) metodológico(s), visando à coerência com a proposta de autoria partilhada que assumimos, segundo a qual valorizamos a construção interativa de sentidos e buscamos marcar e reiterar, o quanto possível, as portas abertas às contribuições trazidas no ato da leitura. Para além disso, há também outra implicação semântica na opção por uma estrutura frasal que apresenta como alternativas as leituras estabelecidas em singular ou plural, uma vez que, optando por não ocultar de nossa produção final o processo de que resulta, obstinados pela ideia do que entendemos ser um gesto de honestidade científica, resolvemos deixar aparentes os avanços e retornos da caminhada, as pretensões concretizadas e aquelas deixadas pelo caminho, o que se faria e o que efetivamente conseguiu-se fazer. Assim, será possível tratarmos de um trajeto geral, tomado em seu todo complexo, bem como descrever amiúde cada um dos trajetos constitutivos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25759
ISBN: 978-85-463-0363-2
Appears in Collections:CE - DFPE - Livros Eletrônicos
PROEX - Livros eletrônicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EBOOK PESQUISA QUALITATIVA.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.