Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25760
Título: | Palavras e silêncios “dados” em sala de aula: ensino, avaliação e pesquisa de textos argumentativos |
Autor(es): | Álvares, Leonardo Mendes Freitas, Alessandra Cardozo de |
Palavras-chave: | Ensino de Língua Portuguesa;Avaliação de textos argumentativos;Produção textual;Ensino Médio;Escrita assistida;Artigo de 0pinião |
Data do documento: | Ago-2018 |
Editor: | Ideia |
Referência: | ÁLVARES, Leonardo M. FREITAS, Alessandra Cardozo de. Palavras e silêncios “dados” em sala de aula: ensino, avaliação e pesquisa de textos argumentativos. João Pessoa: Ideia, 2018. |
Resumo: | Este livro nasce de compreensões (re)significadas na pesquisa de Mestrado registrada na dissertação intitulada Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do Ensino Médio (ÁLVARES, 2015), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte. Essa pesquisa teve como objetivo principal a compreensão do processo de aprimoramento da competência argumentativa, por estudantes do Ensino médio, no contexto escolar, mediado em aulas de Língua Portuguesa. A busca era pela compreensão de como o processo ocorre? Como é possível aprimorá-lo? Por que espontaneamente o engajamento dos alunos acontece e quando motivado, quando assistido, muitas vezes, não? Por que na maior parte das vezes a oralidade funciona melhor que a escrita? Compartilhamos aqui algumas respostas que obtivemos para as perguntas acima e experiências exitosas que – acreditamos – podem corroborar significativamente para um trabalho docente mais eficaz de orientação da produção de textos argumentativos escritos, na cena escolar; fornecemos alguns indícios para a construção de avaliações significativas ao processo de aprendizagem da escrita de textos argumentativos por estudantes do Ensino Médio; e expomos sucintamente uma abordagem de observação participante cujos trajetos podem nortear o trabalho de outros pesquisadores dos campos da linguagem e do ensino de linguagem. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25760 |
ISBN: | 978-85-463-0364-9 |
Aparece nas coleções: | CE - DFPE - Livros Eletrônicos PROEX - Livros eletrônicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EBOOK PALAVRAS E SILÊNCIOS.pdf | 5,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.