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dc.contributor.advisorMedeiros, João Telesforo Nóbrega de-
dc.contributor.authorAraújo Neto, Antônio Paulino de-
dc.date.accessioned2018-09-06T21:24:21Z-
dc.date.available2018-09-06T21:24:21Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.identifier.citationARAÚJO NETO, Antônio Paulino de. Estudo do deslizamento de aço inoxidável austenítico contra compósito de PTFE e carga de rejeito de scheelita. 2018. 86f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25782-
dc.description.abstractContact pressure and sliding speed are parameters that have an influence over the coefficient of friction and the temperature during the contact between PTFE composites and a metallic counter-face. The reduction of coefficient of friction combined with the increase of temperature occurs when both parameters are increased. This study focuses on identifying how different conditions of contact pressure and sliding speed influence the tribological behavior of a PTFE based composite. The evaluated materials were pure PTFE and PTFE reinforced with 10% and 20% of tailings of scheelite. It was used tribological test with a pin-on-disc configuration, with an austenitic stainless-steel pin in contact (plane-plane) with the specimens. Overall, the results revealed a decrease in the coefficient of friction with the increase of contact pressure and sliding speed, for either pure PTFE and the composites. The condition where the pressure and speed were higher, there was a significant increase of temperature between the tribological pair. Also, composites with 10% and 20% of tailings of scheelite, reduced between two and three, and one and two of orders magnitude, respectively, the wear rate compared to pure PTFE under all conditions tested.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPTFEpt_BR
dc.subjectCompósitopt_BR
dc.subjectPressão de contatopt_BR
dc.subjectVelocidade de deslizamentopt_BR
dc.subjectTribologiapt_BR
dc.titleEstudo do deslizamento de aço inoxidável austenítico contra compósito de PTFE e carga de rejeito de scheelitapt_BR
dc.title.alternativeSliding study of stainless austenitic steel against composite of PTFE filled with tailings of scheelitept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.contributor.authorID00923106480pt_BR
dc.contributor.advisorID10973370491pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Juliana Ricardo de-
dc.contributor.advisor-co1ID05844998413pt_BR
dc.contributor.referees1Ferreira, Evans Paiva da Costa-
dc.contributor.referees1ID72074094434pt_BR
dc.contributor.referees2Silva, Gilson Garcia da-
dc.contributor.referees2ID56634161453pt_BR
dc.description.resumoA pressão de contato e velocidade de deslizamento são parâmetros que influenciam o coeficiente de atrito e temperatura durante o contato de entre compósitos de PTFE e um contra corpo metálico. A redução do coeficiente de atrito em conjunto com o incremento da temperatura ocorre quando ambos os parâmetros são aumentados. Este estudo se concentra em identificar como diferentes condições de pressão de contato e velocidade de deslizamento influenciam o comportamento tribológico de um compósito à base de PTFE. Os materiais avaliados foram o PTFE puro e PTFE reforçado com 10% e 20% de rejeito de scheelita (RS). No ensaio tribológico foi utilizado um tribômetro com configuração pino contra disco, sendo o pino de aço inoxidável austenítico 304 em contato conforme (plano-plano) com os corpos de prova. Os resultados mostraram que houve diminuição no coeficiente de atrito com o incremento da pressão de contato, tanto para o PTFE puro quanto para o compósito. Na condição onde a pressão e velocidade foram mais elevadas, houve um aumento considerável da temperatura entre o par tribológico. Além disso, os compósitos de PTFE com 20% e 10% de rejeito de scheelita reduziram entre duas e três, e uma e duas ordens de grandeza, respectivamente, a taxa de desgaste em comparação com o PTFE puro sob todas as condições ensaiadas.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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