Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Marcelo Bolshaw-
dc.contributor.authorLima, Kassandra Merielli Lopes-
dc.date.accessioned2018-09-13T21:43:19Z-
dc.date.available2018-09-13T21:43:19Z-
dc.date.issued2018-03-15-
dc.identifier.citationLIMA, Kassandra Merielli Lopes. Perfis em rede: a narrativa biográfica como ferramenta de ensino e aprendizagem com estudantes de Jornalismo. 2018. 196f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25834-
dc.description.abstractHow, in the creation of biographical narratives of the journalism, can exchanges the narratives identities of the Journalism Students and their interviewees? To answer this question and to observe the person's learning process through the biographical interviews, we investigate how the Journalism Students in the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) learn to make interviews. For this, the theory by Martín-Barbero (1997), Martinez (2008) and Gomes (2008) were used as foundation, in order to create this model that we call Open Model of Biographical Narratives to Journalism. It was divided in three phases: Phase 1 – Social Context Map, Phase 2 – Interaction Map and Phase 3 – The Dialogical Meeting. Finally, in the end of three phases, the students were motived to make the texts’ edition according the digital Project Humans of New York, categorized by Lima (2014). Besides, it was firstly proposed in this thesis a theoric reflection, based on the ideas of life stories in Pineau and Le Grand (2012), journalistic narrative in Motta (2004, 2005), dialogical interview in Medina (2001), biography in fractals in Pena (2004) and close-ups and biographies in Vilas Boas (2002, 2003, 2008, 2014). Therefore, based on Open Model of Biographical Narratives to Journalism, we could observe the interviewers behavior before and after the interviews, identifing the interviewees' similarities and differences. The Intervention-Research, through cartographic method of Passos, Kastrup e Escóssia (2009) and Hermeneutic Philosophy of Ricoeur (1983, 1984, 1985, 1991), had as the main results the model's improvement and interviewers' interpretative capacity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos da mídiapt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectNarrativa biográficapt_BR
dc.subjectPesquisa-intervençãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePerfis em rede: a narrativa biográfica como ferramenta de ensino e aprendizagem com estudantes de Jornalismopt_BR
dc.title.alternativeShort bio in web: the biographical narrative as a tool of teaching and learning with jounalism studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Veloso, Maria do Socorro Furtado-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Pian, Maria Cristina Dal-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Martinez, Mônica-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.description.resumoComo as identidades narrativas de estudantes de Jornalismo e de seus entrevistados se permutam na construção de narrativas biográficas no Jornalismo? Para responder a essa pergunta e observar o processo de aprendizado do outro através de entrevistas biográficas, investigamos como uma turma de estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprende a fazer entrevistas. Para isso, buscamos o aporte teórico em Martín-Barbero (1997), Martinez (2008) e Gomes (2008) para a construção daquilo que chamamos de Modelo Aberto de Narrativas Biográficas para o Jornalismo, o qual está dividido em três etapas: Fase 1 – Mapa de Contexto Social, Fase 2 – Mapa de Interação e Fase 3 – O Encontro Dialógico. Ao final das três fases, os alunos foram motivamos a realizar a edição dos textos conforme o projeto digital Humans of New York, categorizado por Lima (2014). Ademais, propomos inicialmente, nesta dissertação, uma reflexão teórica, de acordo com os conceitos de histórias de vida em Pineau e Le Grand (2012), de narrativa jornalística em Motta (2004, 2005), de entrevista dialógica em Medina (2001), das biografias em fractais de Pena (2004) e dos perfis e biografias em Vilas Boas (2002, 2003, 2008, 2014). Sendo assim, através do Modelo Aberto de Narrativas Biográficas para o Jornalismo, observamos o comportamento dos estudantes de Jornalismo antes e depois das entrevistas biográficas, identificando semelhanças e diferenças em relação aos entrevistados. A pesquisa-intervenção, através do método cartográfico de Passos, Kastrup e Escóssia (2009) e da filosofia hermenêutica de Ricoeur (1983, 1984, 1985, 1991), teve como principais resultados o aperfeiçoamento do Modelo e da capacidade interpretativa dos entrevistadores.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIApt_BR
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PerfisemRede_LIMA_2018.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.