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dc.contributor.advisorMedeiros, Marcos Fernando Machado de-
dc.contributor.authorMarques, Danielle Cristina Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-09-13T23:15:35Z-
dc.date.available2018-09-13T23:15:35Z-
dc.date.issued2018-05-24-
dc.identifier.citationMARQUES, Danielle Cristina Rodrigues. Mapeamento de Processos no Setor Público: uma proposta para o processo de aquisições de materiais do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia da Paraíba-Campus de Princesa Isabel. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25843-
dc.description.abstractThe present study analyzes, from mapping, the process of material acquisition performed by the Federal Institute of Paraíba - Campus Princesa Isabel, in order to present an intervention proposal that allows improvements to the process. Process mapping consists of identifying how the processes are performed, graphically representing the activities and the responsibility in the performance of the processes. It also enables organizations to understand, develop and improve their work routines, achieving the desired results, with optimization of time, minimization of failures, identification and elimination of bottlenecks. This tool also provides an overview of the process, making public all the activities developed in the organization. To graphically represent the mapped process, it was used the Business Process Management Notation (BPMN), which is a widely accepted notation for process modeling, and is even used by the Federal Government in the Gespública Process Management Guide. The present research has a descriptive and applied nature, using the qualitative approach, characterizing itself as a case study. For data collection, individual interviews were conducted with a semi-structured script, as well as a focus group, with servants from five administrative coordinations. From the analysis of the current situation of the process (As Is), the main problems were identified, suggesting improvement actions and the redesign of the process (To Be).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectAquisição de materiaispt_BR
dc.subjectBusiness Process Management Notation (BPMN)pt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.titleMapeamento de Processos no Setor Público: uma proposta para o processo de aquisições de materiais do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia da Paraíba-Campus de Princesa Isabelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Medeiros, Bruno Campelo-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Costa, Maria Teresa Pires-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisa, a partir do mapeamento, o processo de aquisições de materiais do Instituto Federal da Paraíba – Campus de Princesa Isabel, a fim de apresentar uma proposta de intervenção que possibilite melhorias ao processo. O mapeamento de processo consiste em identificar como os processos são realizados, representando graficamente as atividades e a responsabilidade na execução dos mesmos. Ele possibilita também que as organizações conheçam, desenvolvam e aperfeiçoem suas rotinas de trabalho, com alcance dos resultados pretendidos, com otimização do tempo, minimização de falhas, identificação e eliminação de gargalos. Essa ferramenta proporciona ainda, a visão geral do processo, tornando públicas todas as atividades desenvolvidas na organização. Para representar graficamente o processo mapeado foi utilizada a notação Business Process Management Notation (BPMN), que consiste numa notação amplamente aceita para modelagem de processos, sendo inclusive padrão utilizado pelo Governo Federal no Guia de Gestão de Processos do Gespública. A presente pesquisa possuiu natureza descritiva e aplicada, mediante a utilização da abordagem qualitativa, caracterizando-se ainda como um estudo de caso. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas individuais com roteiro semi-estruturado, além de grupo focal, com servidores lotados em cinco coordenações administrativas. A partir da análise da situação atual do processo (As Is), identificou-se os principais problemas, sugerindo ações de melhoria e o redesenho do processo (To Be).pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: GESTÃO PÚBLICApt_BR
Aparece nas coleções:PPGGP - Mestrado em Gestão Pública

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