Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25886
Título: Relações entre inovatividade e inovação organizacional: um estudo em micro e pequenas empresas
Autor(es): D'anjour, Miler Franco
Orientador: Anez, Miguel Eduardo Moreno
Palavras-chave: Inovatividade;Inovação;Micro e pequenas empresas
Data do documento: 30-Jul-2018
Referência: D'ANJOUR, Miler Franco. Relações entre inovatividade e inovação organizacional: um estudo em micro e pequenas empresas. 2018. 210f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Atualmente, os estudos que se atêm ao fenômeno da inovação no campo organizacional apresentam lacunas na compreensão prática desse processo, acarretando a necessidade de desenvolver pesquisas que visem a compreendê-lo. Nesse contexto, o conceito de inovatividade é abordado como um aspecto desejável das organizações, uma vez que é capaz de energizar sua probabilidade de sobrevivência e o seu sucesso contínuo. Todavia, tais estudos se concentraram na relação da inovatividade com orientações estratégicas de mercado e de empreendedorismo, aprendizado organizacional, desempenho e liderança, apresentando-se com exíguos esforços sistemáticos para mensurar suas dimensões e seus efeitos no processo de inovação no âmbito das Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). Os trabalhos identificados nesse viés interpretativo foram conduzidos sob escalas unidimensionais, que indicaram um efeito positivo exercido pela inovatividade sobre a inovação. Contudo, não apresentaram efetivos para captar a amplitude e a complexidade desse processo nas MPE’s. Desse modo, a presente tese tem como objetivo geral identificar os efeitos da inovatividade baseada nos princípios da gestão da qualidade total - TQM, sobre a geração de múltiplas inovações em Micro e Pequenas Empresas. Para tal, foi realizado um estudo de caráter preditivo, conduzido por uma survey analítica aplicada a uma amostra de 542 (quinhentas e quarenta e duas) Micro e Pequenas Empresas (MPE’s), localizadas na região metropolitana de Natal/RN, que participaram do programa de extensão de Agentes Locais de Inovação (ALI) no período de 2014 a 2018. Os dados foram coletados com base em um questionário que continha 71 variáveis estruturadas conceitualmente para aferir os efeitos da inovatividade e da inovação nas empresas estudadas. Esses dados foram tratados estatisticamente pela aplicação de técnicas multivariadas, com destaque para a Análise Fatorial Exploratória e para a Modelagem de Equações Estruturais em Mínimos Quadrados Parciais (PLS - SEM), utilizando os softwares Stata® 14 e SmartPLS® 3.2.7. Assim, os resultados desta tese indicam caminhos que se apresentaram estatisticamente significativos para explicar, a partir das dimensões da inovatividade, o desenvolvimento de múltiplas inovações nas MPE’s estudadas. Para o efeito desta pesquisa, sublinha-se que existe convergência teórica entre os conceitos formativos dos construtos que apresentaram relações positivas e estatisticamente significantes, tendo em vista que partem de bases conceituais e epistemológicas semelhantes. Isso corrobora a indicação de congruência entre os dois modelos estudados, assinalando, a partir dos resultados empíricos obtidos, que o efeito da inovatividade é expressivo e deve ser contemplado na identificação das múltiplas possibilidades de inovação em MPE’s.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25886
Aparece nas coleções:PPGA - Doutorado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelacoesInovatividadeInovacao_D'anjour_2018.pdf3,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.