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Title: No caminho dos pés e das mãos: a experiência do corpo como fenômeno educativo no Taekwondo
Authors: Silva, Luiz Arthur Nunes da
Keywords: Taekwondo;Experiência do corpo;Fenômeno educativo;Fenomenologia;Merleau-Ponty
Issue Date: 27-Feb-2018
Citation: SILVA, Luiz Arthur Nunes da. No caminho dos pés e das mãos: a experiência do corpo como fenômeno educativo no Taekwondo. 2018. 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: This thesis presents the experience of the body as an educational phenomenon in Taekwondo. This argument/hypothesis considers education as an integral part of the sensitive, privileging the relationship that occurs through intercorporeity and that reveals itself in the body itself, the body of the other and the world. The research aimed to understand how the experience of the body in Taekwondo occurs from the experience and technique of the body, as well as reveal how this experience of the body inaugurates the educational phenomenon, through the involvement that occurs in intercorporeity. The methodology is based on the phenomenological attitude of the french philosopher Maurice Merleau-Ponty, through which we carry out dialogues and discussions in this universe of meanings that are expressed in the body. We have also brought with it an alliance with phenomenology, the truth-cinema described by Edgar Morin and Jean Rouch, in order to give the necessary treatment for the imagistic construction of our corpus of analysis, consisting of interviews, lectures and self-confrontations, from the capture and reading the records of Taekwondo Masters. Therefore, we offer a voice and a listener to the reports, thus revealing the event of the educational phenomenon within its practice. The interest here is to think about how these millennial, traditional teachings are pervaded over the years and how this takes place from the relationship between teacher and student, between Master and Disciple, from this sensitive education that involves the expression of the body, the intercorporeality, body techniques, and the unfolding of these reflections for education. In this process he educates himself and the other through technique, but also through the philosophy of life, examples, values, coming from experience and shared affections. It is a phenomenological education configured in the body of lived experience.
Portuguese Abstract: Esta tese apresenta a experiência do corpo como fenômeno educativo no Taekwondo. Essa argumentação/hipótese considera a educação como parte integrante do sensível, privilegiando a relação que ocorre por meio da intercorporeidade e que se revela no corpo próprio, com o corpo do outro e com o mundo. A pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre a experiência do corpo no Taekwondo a partir da experiência vivida e da técnica do corpo, bem como, revelar como essa experiência do corpo inaugura o fenômeno educativo, mediante o envolvimento que ocorre na intercorporeidade. A metodologia pauta-se na atitude fenomenológica do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, por meio da qual realizamos diálogos e discussões nesse universo de significações que se expressão no corpo. Trouxemos ainda como aliado à fenomenologia, o cinema-verdade descrito por Edgar Morin e Jean Rouch, no intuito de dar o tratamento necessário para a construção imagética do nosso corpus de análise, constituído por filmagens de entrevistas, aulas e autoconfrontações, a partir da captura e da leitura dos registros de Mestres do Taekwondo. Logo, oferecemos voz e escuta para os relatos para assim desvelar o acontecimento do fenômeno educativo dentro de sua prática. O interesse aqui é pensar como esses ensinamentos milenares, tradicionais, são perpassados ao longo dos anos e como isso se dá a partir da relação entre professor e aluno, entre Mestre e Discípulo, a partir dessa educação sensível que envolve a expressão do corpo, a intercorporeidade, as técnicas do corpo, e os desdobramentos dessas reflexões para a educação. Nesse processo educa-se a si mesmo e ao outro por meio da técnica, mas também pela filosofia de vida, exemplos, valores, vindos da experiência e afetos compartilhados. Trata-se de uma educação fenomenológica configurada no corpo da experiência vivida.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25900
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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