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Título: Grupo de dança do colégio Marista de Natal: Um percurso formativo em danças Populares
Autor(es): Garcez, Artur Martins
Orientador: Vieira, Marcilio De Souza
Palavras-chave: Dança;Processos Criativos;Grupo de Dança;Educação
Data do documento: 20-Jun-2016
Referência: GARCEZ, Artur Martins. Grupo de dança do colégio Marista de Natal: Um percurso formativo em danças Populares. 2016. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Artes - Profartes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: A pesquisa apresentada aqui é motivada por minhas experiências e vivências com as danças populares no Colégio Marista de Natal. A escrita se propôs, enquanto objetivo, a compreender a importância de ensinar danças populares a uma equipe de alunos do Colégio Marista de Natal, bem como refletir a partir de narrativas poéticas a construção de dois processos coreográficos criados para o Grupo de Dança Popular. A partir do objetivo proposto, questionou-se: Por que é importante ensinar a esses jovens danças populares na Educação Básica? O trabalho foi desenvolvido através de uma análise, descritiva com base em um estudo de campo. A metodologia Descritiva com Estudo de Campo pode ser uma alternativa aplicável em diferentes áreas do conhecimento e de atuação. A prática da pesquisa exige intensas relações entre pesquisadores e atores da situação-problema. A intervenção da pesquisa foi feita junto aos componentes do Grupo.de Dança Popular do Colégio Marista de Natal. Esses alunos fazem parte do 7° ano do Ensino Fundamental a 3a série do Ensino Médio. A pesquisa, dessa forma, torna-se relevante para o meio acadêmico e artístico, uma vez que os escritos sobre grupos de dança popular na escola ainda estão em construção. A contribuição que pretendo dar, especificamente, ao Ensino da Arte justifica-se pela importância de sugerir essas discussões para o âmbito escolar, considerando que a arte insere-se nesse como componente curricular que carece de uma discussão mais ampliada sobre as Artes Cênicas em especial. A pesquisa se justifica ainda por compreender que a Dança, em especial, as danças da Cultura Popular são pouco valorizadas no espaço escolar e que esta, na escola, pode ser vista como um espaço de aprendizado possibilitando uma formação em dança. Nesta dissertação, houve a descrição do !ocus do objeto de estudo e foi feita uma apreciação a partir de narrativas poéticas de dois processos coreográficos (Espetáculos), a saber: Danço Antônio Nobrega e Penso Cascudo, Danço Ariano.
Abstract: The research here presented is motivated by my own experiences with the folk dances in Marista of Natal School. The search is proposed, while objective, reflect on the presence of the teaching of dances popular in the Marista of Natal School from the Group of the said dances popular school, as well as analyze the construction of two processes various choreographic created to the Said Group. From the proposed objective, you wondered: Why is it important to teach dances popular in Basic Education? What is the meaning of these dances in a context of dance group? The methodological process of this text is not dissociated from textual our praxis/search with the teaching of the dances popular in the educational context of a private school of Natal and was developed through the descriptive qualitative research whose nature is empirical under the bias of the field study. This research had not the intention to exhaust the narration of the Dance Group of the Marista of Natal School, nor of the dances popular experienced by him, but to draw, among the countless trajectories and lineages presented here, questionings applicants and the new paths to be travelled by students/dancers and choreographer/director who are also researchers-artists. We highlight some points of this reflection as notes for the epistemological activity and the knowledge of dance in the school space. Epistemic scenarios that may become a research agenda, namely: discussion of popular culture in the context of the teaching of dance and the experience of the processes of creation as a possibility of application of these references both in the classroom, either in dance groups; listening and participation of pupils in drafting and creation of various choreographic processes; opening of managers and coordinators for an understanding of dance that exceed the appendix for other disciplines or that it be treated only in the week of the folklore or seasonal feasts of the school; expanded discussion of dance as an area of knowledge that has its own content.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25906
Aparece nas coleções:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

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