Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26015
Título: Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário
Autor(es): Lima, Anacyara Celly da Silva
Orientador: Rangel, Edna Maria
Palavras-chave: Letramento literário;Narrativa policial;Sherlock Holmes
Data do documento: 27-Jul-2018
Referência: LIMA, Anacyara Celly da Silva. Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: O ensino de Língua portuguesa, muitas vezes, prioriza o ensino de aspectos normativos da língua, já o ensino da literatura é contemplado com um menor grau de prioridade, proporcionando ao estudante o contato com o texto literário de forma rápida e pouco eficaz. Na busca por encontrar um modelo de trabalho com a literatura aplicável em sala de aula e que objetive formar, de maneira eficaz, leitores literários, buscamos aplicar um projeto de letramento literário que atenda ao contexto da escola pública e que ofereça subsídios teórico-metodológicos para os professores, a fim de que se torne possível a efetivação do ensino da literatura no processo de escolarização. O ensino da literatura é de extrema relevância para a formação integral do indivíduo enquanto cidadão. Nesse contexto propomos trabalhar o texto literário na escola, aplicando metodologias e propondo atividades de leitura que levem ao letramento literário, de forma que contribua para a vida social e cognitiva do sujeito, levando-o a desenvolver sua capacidade de crítica e argumentação, além de fazê-lo compreender o mundo em que vive e se sentir parte dele. Assim, esse trabalho objetiva discutir a importância do letramento literário e apontar caminhos para o ensino de literatura na escola. Nessa perspectiva, buscamos destacar os benefícios que o trabalho com o texto literário, mediado adequadamente, pode oferecer para a formação social e leitora do aluno. Apresentamos, portanto, reflexões sobre a importância da leitura, o conceito de letramento literário, e propomos a aplicação da sequencia básica, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2014), a partir da leitura literária da obra Sherlock Holmes – casos extraordinários. Nossa proposta busca priorizar a leitura como agente transformador, despertando o prazer pelo contato com o texto literário. Como espaço social da aplicação da proposta, escolhemos uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, em Natal/RN. Utilizamos a pesquisa bibliográfica centrada, principalmente, nas obras de Antoine Compagnon (2009) Candido (1995), Lajolo (2000), Kleiman (1995, 2002), Soares (2003, 2009), Cosson (2014), entre outros autores.
Abstract: The Portuguese Language Teaching in the middle school, adopted by public School in Brazil, most of them, prioritizes the teaching of normative of the language. In another hand, the literature teaching is considered as a low priority. The literature teaching offers to the student a little effective and quick contact on the literary texts. In the search to find type of work with a applicable literature inside the classroom and this model intend to form effectively literary reader. It can seek to apply a literary lettering that attend on the public school context and it can offer subsidy theoreticalfunctional to the teacher, in order to make it possible the implementation of Literary Teaching in the schooling process, contribute effectively to the formation of the literary reader. The Literature Teaching is the extreme importance to the thoroughly education of the individual as a citizen. In this context, we propose to work the literary text in the school, applying methods and reading activities that they lead to the literacy in the literature and contribute to the social and cognitive life of the individual lead him/her to develop a criticism and argumentative ability, in additional to, lead himself/herself understand the world that they live. They can feel as the integrant of it. Therefore, this paper seeks argues the importance of the Literary literacy and sharpens ways to the teaching of the literature in the school. In this perspective, we seek to snap off the benefits that the work with literary text, leaded properly, that can offer to the social formation and a reader student. We show thinking about the importance of the literature, concept of literacy, and propose the application of the basic sequence, according to the solid ground of Cosson (2014), by the reading of literary work of Sherlock Holmes – Extraordinary Case. Our proposal focus prioritize the reading as the life-changing agent that stirs up student to the pleasure of the literary text contact. In the social space of the application of the proposal, we chose the eighth grade of the middle school in a public school in Natal/RN. We used the bibliographic research focused principally in the Antonie Compagnon (2009), Candido (1995), Lajolo (2000), Keiman (1995, 2002), Soares (2003, 2009), Cosson (2014), among other author’s works.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26015
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formaçãoleitoresmeio_Lima_2018.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.