Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26046
Título: Autonomia econômica das mulheres: dados, contribuições e estrategias para a inserção e permanência das mulheres do Rio Grande do Norte no mundo do trabalho.
Autor(es): Brasil, Deusimar Freire (Org.)
Jesus, Lidiane freire (Org.)
Queiros, Fernanda Cristina Barbosa Pereira (Org.)
Gomes, Gisely Lacerda (Org.)
Queiroz, Jamerson Viegas (Org.)
Gonçalves, Leandro de Almeida (Org.)
Medeiros, Liegi Priscila de (Org.)
Basilio, Divaneide (Org.)
Furukava, Marciano (Org.)
Palavras-chave: Autonomia das mulheres;Mulheres;Politicas publicas;Condições econômicas;Extensão universitária
Data do documento: 20-Set-2018
Editor: Caule de Papiro
Referência: BRASIL, Deusimar Freire. et al..Autonomia econômica das mulheres: dados, contribuições e estrategias para a inserção para a inserção e permanência das mulheres do Rio Grande do Norte no mundo do trabalho. Natal: Editora Caule de Papiro, 2018. ISBN 978-85-92622-39-8
Resumo: Esta obra tem o objetivo de apresentar ao leitor as ações desenvolvidas no âmbito da extensão universitária, balizado na experiência adquirida através do projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte “Mulheres Conquistando Autonomia”. Projeto MCA foi financiado por recursos do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres - SPM, seguindo as diretrizes da política “Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres”, envolvendo uma equipe de docentes, assessoria técnica e discentes bolsistas. O objetivo da ação e parceria é estabelecer com as mulheres e suas organizações representativas processos formativos e de capacitação, bem como, fomentar ações com os gestores públicos e atores da sociedade civil visando fortalecer a autonomia econômica das mulheres do Rio Grande do Norte, contribuindo, portanto, para o aumento da sua inserção e permanência no mundo do trabalho por meio da articulação, ampliação e diversificação da oferta e demanda de ações numa perspectiva crítico-feminista. A equipe tem desenvolvido ações nos dez territórios potiguares, mobilizando mulheres de diferentes segmentos e representações institucionais, de organismos públicos e organizações populares, de modo a estimular o debate acerca da autonomia das mulheres, numa perspectiva de identificar limites, desafios e estratégias de superação a partir de cada realidade vivenciada. Tecer fios de uma história coletiva exige capacidade de escuta, de ajuste do percurso sempre que necessário, bem como seguir os princípios básicos da Educação Popular e sua perspectiva de 10 libertação. Como fruto do trabalho, esse livro busca organizar de forma sistêmica as diferentes e ricas informações e conhecimentos obtidos na trajetória da ação desenvolvida. O livro apresenta 17 capítulos que dialogam com aspectos da autonomia econômica das mulheres e a contribuição da extensão universitária no tema. O primeiro capítulo traz o tema “Inserção da Mulher no Mercado Trabalho”, no qual o leitor terá contato com dados estatísticos secundários que subsidiam a reflexão sobre a participação feminina no mundo do trabalho, reunindo dados do Rio Grande do Norte, o contexto das desigualdades sociais de gênero, autonomia das mulheres e o avanço da participação destas no empreendedorismo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26046
ISBN: 978-85-92622-39-8
Aparece nas coleções:PROEX - Livros eletrônicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AutonomiaEconomicaMulheres_Brasil_2018.pdf11,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons