Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26060
Título: Experimento fatorial fracionado em parcelas sub-subdivididas: uma aplicação didática
Autor(es): Oliveira, Jordânia Furtado de
Souza, Fábio Azevedo de
Costa, Renato Tigre Martins da
Vivacqua, Carla Almeida
Palavras-chave: Técnicas de planejamento de experimentos;Experimento didático
Data do documento: 2014
Editor: Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto
Referência: OLIVEIRA, Jordânia. F. ; SOUZA, Fábio. A. ; COSTA, Renato. T. M. ; VIVACQUA, Carla. A. Experimento fatorial fracionado em parcelas sub-subdivididas: uma aplicação didática. Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, p. 470-474, 2014. Disponível em: <http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/rest/article/view/618/522> . Acesso em: 05 dez. 2017. Edição especial: 59ª Reunião da Regional Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria.
Resumo: Com origem na agricultura, atualmente as técnicas de planejamento de experimentos são utilizadas nas mais diversas áreas do conhecimento científico, como na indústria e biometria. O desenvolvimento de um experimento é organizado em três etapas: planejamento, execução e análise de dados. No entanto, na maioria das vezes em que um curso no tema é ministrado, o aluno deixa de vivenciar na prática todas as etapas da experimentação. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia para incorporar a prática de todas as etapas de experimentação no ensino da disciplina de Planejamento de Experimentos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26060
ISSN: 2237-8111
Aparece nas coleções:CCET - DEST - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExperimentoFatorial_2014.pdf662,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.