Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26178
Title: Metamorfoses: da leitura literária à produção textual
Authors: Guedes, Anne Nayara Raimundo
Advisor: Oliveira, Andrey Pereira de
Keywords: Sequência didática;Leitura literária;Produção textual;Reflexão sobre a linguagem;Metamorfoses;Mitos
Issue Date: 30-Jul-2018
Citation: GUEDES, Anne Nayara Raimundo. Metamorfoses: da leitura literária à produção textual. 2018. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O objetivo deste trabalho foi implementar e analisar uma proposta de uma sequência didática que unisse leitura literária, produção textual e reflexão sobre a linguagem numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental com o intuito de contribuir para o alargamento literário dos discentes, inserindo-os em uma prática significativa de leitura e aprendizado da língua. Para a realização da pesquisa, com base na leitura literária, este trabalho fundamentou-se em Cândido (1995), Llosa (2004) e para os estudos dos mitos, usou-se o livro Metamorfoses, de Ovídio. Recorreu-se também à orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 2001) de Língua Portuguesa do ensino fundamental, para basearmos a aplicabilidade da tríade: leitura literária, produção textual e análise linguística em sala de aula. Em termos metodológicos, a investigação foi de natureza qualitativa e interventiva, ocorrendo em um contexto social concreto, para que os dados levantados chegassem a resultados esperados em uma perspectiva no que se refere ao ensino aprendizagem. Isso foi possível ao implementar a sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Para a geração de dados, utilizou-se os seguintes instrumentos: anotações de campo, rodas de leitura e respostas a perguntas, durante todo o processo de intervenção. Os resultados da pesquisa indicam que trabalhar o ensino sob a perspectiva que preconiza os PCNs considerando o professor como mediador, aluno, texto, contexto, organizando estratégias para motivar os alunos a participarem ativamente do processo de construção do sentido, levou-os a compreender e a interpretar os textos de modo mais proficiente de acordo com as quatro funções da literatura que nos informa Candido (1995). É fundamental a importância de o professor trabalhar o texto literário no ensino fundamental, motivando o discente a ir além da leitura tradicional na escola, trazendo contribuições para a educação literária dos adolescentes.
Abstract: The objective of this work was to implement and analyze a proposal of a didactic sequence that unites literary reading, textual production and reflection on the language in a class of the 9th year of Elementary School with the intention of contributing to the literary enlargement of the students, inserting them into a meaningful practice of reading and learning the language. For the realization of the research, based on the literary reading, this work was based on Candido (1995), Llosa (2004) and for the studies of the myths, was used the book Metamorfoses, of Ovid. It was also used the orientation of the National Curriculum Parameters - PCN (BRASIL, 2001) of Portuguese Language of elementary school, to base the applicability of the triad: literary reading, textual production and linguistic analysis in the classroom. In methodological terms, the research was qualitative and interventional, occurring in a concrete social context, so that the data collected could reach expected results in a perspective regarding teaching learning. This was possible by implementing the didactic sequence proposed by Dolz and Schneuwly (2004). For the generation of data, the following instruments were used: field annotations, reading groups and answers to questions, throughout the intervention process. The results of the research indicate that working with teaching from the perspective of NCPs, considering the teacher as mediator, student, text, context, organizing strategies to motivate students to participate actively in the process of meaning construction, led them to understand and to interpret the texts in a more proficient manner according to the four functions of literature that Candido teaches (1995). It is fundamental the importance of the teacher working the literary text in elementary school, motivating the student to go beyond the traditional reading in the school, bringing contributions to the literary education of adolescents.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26178
Appears in Collections:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Metamorfosesleituraliterária_Guedes_2018.pdf5,67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.