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Título: Centro Educacional de Formação do Magistério Primário de Caicó: as ideias anisianas nos sertões do Seridó
Autor(es): Moreira, Ana Zélia Maria
Orientador: Paiva, Marlucia Menezes de
Palavras-chave: Redes de sociabilidades;Estratégia;Espaço escolar;Instituição educativa
Data do documento: 28-Fev-2018
Referência: MOREIRA, Ana Zélia Maria. Centro Educacional de Formação do Magistério Primário de Caicó: as ideias anisianas nos sertões do Seridó. 2018. 304f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Objetiva-se, neste trabalho, analisar a linguagem arquitetônica do Centro Educacional de Formação de Magistério Primário de Caicó (CEFMPC), atentando à presença das ideias educacionais defendidas pelo educador, intelectual e gestor público Anísio Teixeira (1900-1971), no contexto da Reforma de Ensino Primário do Rio Grande do Norte de 1957. Delimita-se recorte temporal de 1957 a 1961, ano inicial, à institucionalização dos Centros Educacionais de Formação de Magistério Primário do RN e ano final, às alterações de funcionamento instituição, respectivamente. Esta pesquisa de abordagem qualitativa insere-se na dimensão da História Social, com base em Jean François Sirinelli (2003) e Michel Certeau (1998) e dialoga com as ideias e práticas educacionais de Anísio Teixeira, sobretudo as questões de planejamento do espaço escolar para formação de professores de ensino primário; no domínio da História das Instituições educativas, recorreu-se a Demerval Saviani (2008) e Justino Pereira de Magalhães (2004), buscando uma perspectiva de reconstituição histórica; autores como António Viñao Frago (2001) e Giulio Carlos Argan (1984) permitiram associação dos aspectos do espaço escolar à linguagem plástica. Quanto às fontes primárias de pesquisa documental, utiliza-se publicações produzidas a partir de informações documentais de Anísio Teixeira e relatórios administrativos de suas gestões públicas; mensagens governamentais; legislação pertinente e materiais gráficos (projetos e fotografias) da instituição investigada coletados em arquivos, públicos; relatos do arquiteto Moacyr Gomes da Costa, projetista da instituição, em entrevistas realizadas pela autora. Na pesquisa bibliográfica, recorre-se a estudos historiográficos da Educação Brasileira dispostos na produção literária e acadêmica. Os resultados indicam a construção das ideias pedagógicas de Anísio Teixeira, no contexto de reconstrução da educação brasileira, e a materialidade destas ideias estrategicamente estabelecidas em redes de sociabilidades, conforme definição de Sirinelli (2003). No caso do CEFMPC, evidencia-se a participação do arquiteto também como integrante de uma rede de sociabilidade. No tocante à organização espacial das instituições de formação de professores no Brasil, dos finais do século XIX até as seis primeiras décadas do século XX, em particular as potiguares, observa-se compartilhamento de espaços e integração de instituições de ensino. Conclui-se que as ideias pedagógicas de Anísio como noções de planejamento, racionalidade e integração do espaço escolar estão presentes na arquitetura do CEFMPC, tanto na organização espacial quanto na linguagem plástica (estilo modernista). Além disso este trabalho evidencia a significativa importância da edificação analisada como instituição de Ensino Básico para a região do Seridó e Estado do Rio Grande do Norte.
Abstract: The objective of this work is to analyze the architectural language of the Educational Center of Primary Teaching of Caicó (CEFMPC), considering the presence of the educational ideas defended by the educator, intellectual and public manager Anísio Teixeira (1900-1971), in the context of Reform of Primary Education of the Rio Grande do Norte of 1957. The temporal cut from 1957 to 1961, the initial year, to the institutionalization of the Educational Centers of Primary Teaching of the RN and final year, is assigned to the changes of the institution, respectively. This research of qualitative approach is inserted in the dimension of Social History, based on Jean François Sirinelli (2003) and Michel Certeau (1998) and dialogues with the ideas and educational practices of Anísio Teixeira, especially the school planning issues for training of primary school teachers; in the field of the History of Educational Institutions, Demerval Saviani (2008) and Justino Pereira de Magalhães (2004), seeking a perspective of historical reconstitution; authors such as António Viñao Frago (2001) and Giulio Carlos Argan (1984) allowed the association of aspects of school space with the plastic language. As for the primary sources of documentary research, publications produced from Anísio Teixeira's documental information and administrative reports of its public management are used; government messages; relevant legislation and graphic materials (projects and photographs) of the investigated institution collected in archives, public; reports of the architect Moacyr Gomes da Costa, designer of the institution, in interviews conducted by the author. In the bibliographical research, it is used to the historiographic studies of the Brazilian Education arranged in the literary and academic production. The results indicate the construction of the pedagogical ideas of Anísio Teixeira, in the context of reconstruction of Brazilian education, and the materiality of these ideas strategically established in networks of sociabilities, as defined by Sirinelli (2003). In the case of the CEFMPC, the participation of the architect is also evidenced as part of a network of sociability. With regard to the spatial organization of teacher education institutions in Brazil, from the end of the nineteenth century to the first six decades of the twentieth century, in particular the Potiguares, there is a sharing of spaces and integration of educational institutions. It is concluded that the pedagogical ideas of Anísio as notions of planning, rationality and integration of the school space are present in the architecture of the CEFMPC, both in spatial organization and in the plastic language (modernist style). In addition, this work evidences the significant importance of the edification analyzed as a Basic Education institution for the region of Seridó and the State of Rio Grande do Norte.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26216
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