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dc.contributor.advisorMedeiros, João Telesforo Nobrega de-
dc.contributor.authorSantiago, Iago Henrique Lima-
dc.date.accessioned2018-12-06T21:00:37Z-
dc.date.available2018-12-06T21:00:37Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Iago Henrique Lima. Avaliação tribológica de um compósito a base de PTFE aplicado em mancais de deslizamento. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26261-
dc.description.abstractPolymer plain bearings are often applied to submerged pumping systems. In the state of Rio Grande do Norte, there is a high demand for this type of component due to activities such as shrimp farming and nautical industry. In this context, this study aims to manufacture and apply bushings composed of PTFE + tailings of Scheelite, investigating the tribological behavior of this material when subjected to severe test conditions (high PV pair). Then, bushings made of this composite were manufactured by hot compaction and will be tested in a test rig with shaft rotational speed and load control. During the tests, the signals of vibration, temperature and sound pressure level were recorded. In addition, the dimensional variation of the bushing and its mass loss were evaluated in order to determine the wear rate of the specimen during the test and the payback time of the product. Finally, SEM images will be performed to identify the predominant wear mechanisms present after the tests.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTribologiapt_BR
dc.subjectCompósitospt_BR
dc.subjectMancal de deslizamentopt_BR
dc.subjectPTFEpt_BR
dc.subjectRejeito de Scheelitapt_BR
dc.titleAvaliação tribológica de um compósito a base de PTFE aplicado em mancais de deslizamentopt_BR
dc.title.alternativeTribological evaluation of a PTFE based composite applied to slidiing bearingspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.contributor.authorID01681610442pt_BR
dc.contributor.advisorID10973370491pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Juliana Ricardo de-
dc.contributor.advisor-co1ID05844998413pt_BR
dc.contributor.referees1Oliveira Filho, Manoel Fernandes de-
dc.contributor.referees1ID03928730444pt_BR
dc.contributor.referees2Fernandes, Roberto Klecius Mendonça-
dc.contributor.referees2ID75139162415pt_BR
dc.description.resumoMancais de deslizamento polimérico são frequentemente aplicados a sistemas de bombeamento submersos. No estado do Rio Grande do Norte, existe uma alta demanda deste tipo de componente devido a atividades como carcinicultura e indústria náutica. Neste contexto, o presente estudo visa a fabricação e aplicação de buchas constituídas por PTFE + rejeito de scheelita, investigando o comportamento tribológico deste material quando submetidos a diferentes condições de pressão e velocidade de contato. Para isto, buchas constituídas por esse compósito foram fabricadas por compactação a quente e serão ensaiadas em uma bancada com controle de velocidade de rotação do eixo e carga aplicada. Durante o ensaio, foram captados os sinais de vibração, temperatura e nível de pressão sonora. Além disso, avaliou-se a variação dimensional da bucha e a perda mássica da mesma com o fim de se determinar a taxa de desgaste da bucha durante o ensaio. Por fim, foram realizadas imagens de MEV para identificar os mecanismos de desgastes predominantes após a realização dos ensaios.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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