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Título: Embates sobre questões de gênero e sexualidade no Plano Municipal de Educação de Santa Maria/RN: o fruto proibido na educação escolar
Autor(es): Silva, Jansen Carlos Vieira da
Palavras-chave: Plano municipal de educação;Kit escola sem homofobia;Ideologia de gênero
Data do documento: 30-Ago-2018
Referência: SILVA, Jansen Carlos Vieira da. Embates sobre questões de gênero e sexualidade no Plano Municipal de Educação de Santa Maria/RN: o fruto proibido na educação escolar. 2018. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: Using bricolage as a scientific methodology (MEYER AND PARAÍSO, 2014), this study aimed to investigate the factors related to the withdrawal of gender and sexuality issues from the Santa Maria/RN Municipal Education Plan (2015-2025). To that end, we conducted semi-structured interviews with three members of the Municipal Forum of Education of Santa Maria / RN responsible for the analysis and re-elaboration of the goals and strategies of the Educational Plan and conducting the whole process of construction and approval of the base document. During the collection of the data, two main focuses of analysis appeared, concerning respectively what is commonly known as "gay kit" (which refers to the School without Homophobia Kit) and "gender ideology" (expression coined by conservative groups that attributed to a supposed leftist agenda that would have as its goal the destruction of the "natural family"). The concept of gender developed in this work is based mainly on the studies led by Guacira Lopes Louro (1945-) among other researchers on the subject; as to the concept of ideology, the description provided by Norberto Bobbio (1909-2004) was adopted. The threads around these two analytical nodes eventually weave the nets that have evidenced certain beliefs such as a supposed existence of a leftist agenda that aims at the extinction of the natural family; the belief that gender is previously defined by biological determinism, but that it may be altered by external experiences and / or influences. These beliefs, added to a few others, were decisive in the decision taken by the members of the Santa Maria / RN SME drafting committee to silence the gender and sexuality issues of the main text.
Resumo: Utilizando a bricolagem como metodologia científica (MEYER E PARAÍSO, 2014), esse estudo teve como objetivo investigar os fatores relacionados à retirada das questões de gênero e sexualidade do Plano Municipal de Educação (2015-2025) de Santa Maria/RN. Para tal finalidade, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três integrantes do Fórum Municipal de Educação de Santa Maria/RN responsáveis pela análise e reelaboração das metas e estratégias do PME e condução de todo o processo de construção e aprovação do documento-base. Durante a coleta dos dados, surgiram dois focos principais de análise, relativos respectivamente ao que ficou vulgarmente conhecido como “kit gay” (que se refere aos materiais do Kit Escola sem Homofobia) e “ideologia de gênero” (expressão cunhada por grupos conservadores que a atribuem a uma suposta agenda esquerdista que teria como meta a destruição do que eles chamam de “família natural”). O conceito de gênero desenvolvido nesse trabalho baseia-se principalmente nos estudos liderados por Guacira Lopes Louro (1945-) entre outros pesquisadores da temática; quanto ao conceito de ideologia, foi adotado a descrição fornecida por Norberto Bobbio (1909-2004). Os fios em torno desses dois nós analíticos acabaram por tecer as redes que evidenciaram certas crenças tais como uma suposta existência de uma agenda esquerdista que visa a extinção da família natural; a crença de que o gênero é previamente definido por um determinismo biológico, mas que pode sofrer alterações por parte de experiências e/ou influências externas. Essas crenças, adicionadas a algumas outras, foram determinantes na decisão tomada pelos membros da comissão de elaboração do PME de Santa Maria/RN de silenciar as questões de gênero e sexualidade do texto principal.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26279
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