Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26371
Título: A Câmara e o Governo da Cidade: poder local, cidadania e polícia dos mercados na Corte Imperial
Autor(es): Souza, Juliana Teixeira
Palavras-chave: Rio de Janeiro;História do RJ;Governo
Data do documento: 20-Dez-2018
Editor: EDUFRN
Referência: SOUZA, Juliana Teixeira. A Câmara e o Governo da Cidade: poder local, cidadania e polícia dos mercados na Corte Imperial. Natal: Edufrn, 2018.
Resumo: A Câmara e o Governo da cidade é fruto de uma tese de doutorado, mas que pôde amadurecer a partir da experiência de sua autora como professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Acompanho o trabalho de Juliana desde o mestrado, quando então se iniciava a formação de uma grande pesquisadora a partir da orientação de Maria Manuela da UFRJ. Estive também na banca de seu doutorado, com orientação de Silvia Lara da Unicamp, momento em que consolidava uma nova interpretação sobre o fazer político na Corte e, por extensão, no Império do Brasil. Em diálogo crítico com a historiografia clássica sobre o poder e a política no Império do Brasil, como Raymundo Faoro, Sergio Buarque de Holanda, Ilmar Mattos, José Murilo de Carvalho, Maria de Fátima Gouvêa, Mirian Dolhnikoff, Richard Graham, Iara Lis Carvalho e Souza, entre outros, a autora demonstra de forma impressionante como estavam bem vivos no âmbito da Câmara Municipal do Rio de Janeiro os projetos e as discussões a respeito do governo da cidade, seus problemas e formas de organização, ao longo do século XIX! E como podemos inferir por alguns outros casos mencionados, essa experiência certamente não acontecia apenas na cidade do Rio de Janeiro! Martha Abreu – julho de 2018 Professora Titular do Instituto de História da UFF
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26371
ISBN: 978-85-425-0834-5
Aparece nas coleções:EDUFRN - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACamaraEOGovernoDaCidade.pdf5,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.