Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26396
Título: "Sob á luz da cultura e do negócio": vaqueiros e patrões nas vaquejadas contemporâneas no Rio Grande do Norte-RN
Título(s) alternativo(s): Contemporary vaquejadas: party, culture and business
Autor(es): Aires, Francisco Jânio Filgueira
Palavras-chave: Vaquejada;Negócio;Cultura popular;Festa;Espetáculo
Data do documento: 27-Ago-2018
Referência: AIRES, Francisco Jânio Filgueira. "Sob á luz da cultura e do negócio": vaqueiros e patrões nas vaquejadas contemporâneas no Rio Grande do Norte-RN. 2018. 161f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A presente tese objetiva analisar as formas de relações estabelecidas entre patrões e vaqueiros nas vaquejadas espetáculos, influenciada pela cultura do negócio e da festa, caracterizando formas de ser vaqueiro e patrão, construindo dinâmicas sociais diversas nas relações estabelecidas entre patrões, vaqueiros e frequentadores do evento. O estudo tem por base, o trabalho de campo realizado em vaquejadas de diferentes cidades do Rio Grande do Norte, em particular, no Porcino Park Center da cidade de Mossoró-RN. Constatou-se que a vaquejadaespetáculo sustentada pelo negócio, demonstra, simultaneamente, a relação dialética da cultura, apropriada pelo consumo e do consumo apropriado pela cultura, construindo dinâmicas sociais diversas, nas relações estabelecidas entre patrões, vaqueiros e frequentadores do evento.
Abstract: This thesis aims to analyze the relationship between employers and Cowboys at vaquejadas, influenced by the culture of business and the party, featuring ways to be a cowboy and boss, building several social dynamics on the relationship between employers, Cowboys and the event attendees.The study is based on the fieldwork performed in vaquejadas from different cities of Rio Grande do Norte, in particular, in Porcino Park Center, Mossoró-RN.It was verified that the vaquejada-show, supported by business, demonstrates the culture dialectic relationship, suitable for consumption and suitable for the consumption culture, building several social dynamics, in the relations established between employers, Cowboys and event attendees.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26396
Aparece nas coleções:PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sobluzcultura_Aires_2018.pdf5,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.