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Título: Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte
Autor(es): Lima, Flávia Melo de
Palavras-chave: Adsorção;Tiofeno;Xisto;Planejamento fatorial
Data do documento: 2-Mar-2018
Citação: LIMA, Flávia Melo de. Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte. 2018. 138f. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Air quality and concern for the environment and population health have influenced vehicle emission regulations by reducing the sulfur levels of fossil fuels. In this context, the XR is used as adsorbent for the removal of sulfur in the form of thiophene in the fuels, since it is an alternative adsorbent material reducing the environmental impact caused by the disposal of the residue itself. The objective was to find the best adsorption condition of thiophene, using shale as adsorbent impregnated with Cu and Zn. The physical and chemical characteristics of the material were adequate for the adsorption study. The efficiency of the adsorption process was evaluated in terms of sulfur removal in toluene/hexane containing solutions in the ratio 15:85 by volume. The influence of agitation time (60-180 min), temperature (25-35 °C), adsorbent mass (0.1-0.25 g), initial sulfur concentration (100-250 ppm) were evaluated by use of a complete factorial design 24 applied to investigate the effect of the variables on the efficiency of sulfur removal in fuels. The optimum values of the parameters tested for maximum sulfur removal were obtained as follows: contact time = 180 min, temperature = 35 °C, adsorbent mass = 0.25 g and initial sulfur concentration = 100 ppm. This can provide theoretical bases for new researches and alternatives of use for the tailings of the industrialization of schist in order to evaluate their potentialities. Therefore, the present study revealed that the shale schist can be used as a sulfur adsorbent material for transport fuels, in which it has been one of the main preoccupations in the last decades minimizing the environmental and economic impacts.
metadata.dc.description.resumo: A qualidade do ar e a preocupação com o meio ambiente e a saúde da população têm influenciado as regulamentações de emissões veiculares reduzindo os níveis de enxofre dos combustíveis fósseis. Dentro desse contexto, utilizou-se o xisto retortado (XR) como adsorvente para a remoção de enxofre sob a forma de tiofeno nos combustíveis, pois é um material adsorvente alternativo reduzindo o impacto ambiental causado pela disposição do próprio resíduo. O objetivo foi encontrar a melhor condição de adsorção do tiofeno, utilizando o xisto como adsorvente impregnado com Cu e Zn. As características físicas e químicas apresentadas pelo material foram adequadas para o estudo de adsorção. A eficiência do processo de adsorção foi avaliada em termos da remoção de enxofre em soluções modelo contendo tolueno/hexano na proporção 15:85 em volume. A influência do tempo de agitação (60-180 min), temperatura (25-35 °C), massa de adsorvente (0,1-0,25 g), concentração inicial de enxofre (100-250 ppm) foram avaliados através do uso de um planejamento fatorial completo 24 aplicado para investigar o efeito das variáveis na eficiência de remoção de enxofre em combustíveis. Os valores ótimos dos parâmetros testados para a remoção máxima do enxofre foram: o tempo de contato de 180 min, temperatura de 35 °C, 0,25 g massa de adsorvente e concentração inicial de enxofre de 100 ppm. Isso pode fornecer bases teóricas para novas pesquisas e alternativas de utilização para os rejeitos da industrialização do xisto, buscando avaliar suas potencialidades. Portanto, o presente estudo revelou que o xisto retortado pode ser usado como um material adsorvente de enxofre de combustíveis de transportes, no qual é uma das maiores preocupações nas últimas décadas minimizando os impactos ambiental e econômico.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26410
Aparece nas coleções:PPGCEP - Doutorado em Ciência e Engenharia do Petróleo

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