Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPernambuco, Marta Maria Castanho Almeida-
dc.contributor.authorGuedes, Danyelle Rosana-
dc.date.accessioned2019-01-09T19:38:18Z-
dc.date.available2019-01-09T19:38:18Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.identifier.citationGUEDES, Danyelle Rosana. A organização do cotidiano escolar da Escola Estadual Presidente Kennedy e sua repercussão no IDEB da instituição. 2018. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26447-
dc.description.abstractThe Basic Education Development Index (IDEB) is an important indicator that is used to measure the quality of education in Brazil. In short, this indicator is considered as an official reference to allocate and apply resources related to education. In addition, it can be used as a self-assessment method for institutions that seek to enhance their education quality. Therefore, this study aims to identify and analyze educational practices and the arrangement of a public school routine located in the state of Rio Grande do Norte in order to understand its relation with the increase in the IDEB between 2005 and 2013, from 2.6 in 2005 to 6.8 in 2013 (on a scale from 0.0 to 10.0). The data gathering was performed through the analysis of official documents from MEC and INEP, current and relevant legislation, collection of primary data such as minutes of pedagogical or community meetings, class diaries, reports of the institution‘s secretary, developed projects, teacher planning notebooks and application of questionnaires and interviews to the institution‘s professionals and community representatives. The results pointed to four strategies that led to greater improvement of IDEB: attention given to students‘ learning, parental involvement in the daily life of the school, administrative and pedagogical relationship and training of the institution‘s professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectFormação de profissionaispt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleA organização do cotidiano escolar da Escola Estadual Presidente Kennedy e sua repercussão no IDEB da instituiçãopt_BR
dc.title.alternativeThe arrangement of the Public School Presidente Kennedy routine and its reflexes on the IDEB of the institutionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Domingos Sobrinho, Moisés-
dc.contributor.advisor-co1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Ferreira, Adir Luiz-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Melo, Elda Silva do Nascimento-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Batista, Maria do Socorro da Silva-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees4Vidal, Maria José da Conceição Souza-
dc.contributor.referees4IDpt_BR
dc.description.resumoO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) constitui-se um importante indicador da qualidade da educação brasileira. Ela serve de referência oficial para a destinação e aplicação dos recursos em educação e também de autoavaliação para as instituições de ensino, que buscam oferecer uma educação de qualidade. Nesse sentido, esta dissertação busca identificar e analisar as práticas educativas e a organização do cotidiano de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte, tendo em vista compreender a sua relação com a elevação do IDEB da mesma, o qual passou, no período de 2005 a 2013, de 2,6 para 6,8 em 2013. A coleta dos dados envolve a pesquisa de documentos oficiais do MEC e do INEP, bem como a legislação pertinente, a coleta de dados primários, tais como, atas de reuniões pedagógicas ou realizadas com a comunidade, diários de classe, relatórios da secretaria da escola, projetos desenvolvidos, cadernos de planejamento dos professores, a utilização de questionários e realização de entrevistas com os profissionais da escola e representantes da comunidade. Os resultados apontam para quatro estratégias que se destacam na melhoria do IDEB: a atenção dada à aprendizagem do aluno, a participação dos pais no cotidiano da escola, a relação administrativo-pedagógica e a formação dos profissionais da instituição.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Organizaçãocotidianoescolar_Guedes_2018.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.