Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorpino, Karenine de Oliveira-
dc.contributor.authorLima Júnior, Francisco de Assis de-
dc.date.accessioned2019-01-10T16:53:02Z-
dc.date.available2019-01-10T16:53:02Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, Francisco de Assis de. As faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporânea. 2018. 158f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26459-
dc.description.abstractBefore presenting the current configurations, Gaya Dança Contemporânea, an extension project that existed at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, underwent several significant transformations from its inception in 1990 to the present day. As the Greek goddess and personification of the planet, Gaia also responds in different ways to the situations it undergoes and reinvents itself as a new Earth. In the same way, this dance group has been behaving during its existence and, with each situation that it is put to experience, its ways of understanding the body that dance are being altered and they reconfigure themselves showing other different faces. In order to understand these modes of understanding, we will use Phenomenology as a methodological tool to propose cross-cutting and discussions based on concepts inherent to dance: dance and education, dance and performance, dance and creation. The results point to three distinct faces presented by the group in its timeline and that will delimit the text's chapters: the first face focusing on the artistic-pedagogical character; the second evidencing a search for an aesthetic standard of high technical and artistic performance and the third one for collectivities. From this panorama, we see the body dancing in the Gaya as a hybrid of itself, affected by its historicity, and by the range of references reflected in its faces from its emergence to the present day.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectGaya dança contemporâneapt_BR
dc.titleAs faces de Gaia: os modos de compreensão do corpo na Gaya Dança Contemporâneapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Marques, Larissa Kelly de Oliveira-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Nóbrega, Terezinha Petrucia da-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Schulze, Guilherme Barbosa-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.description.resumoAntes de apresentar as configurações atuais, a Gaya Dança Contemporânea, projeto de extensão existente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, passou por diversas e significativas transformações desde o seu advento em 1990 até os dias de hoje. Como a deusa grega e personificação do planeta, Gaia também responde de formas diferentes às situações as quais é submetida e se reinventa como uma nova Terra. Do mesmo modo, este grupo de dança vem se comportando durante sua existência e, a cada situação a que se põe a experienciar, seus modos de viver o corpo que dança vão sendo alterados e eles se reconfiguram mostrando outras faces distintas. Objetivando entender esse processo, nos valemos da Fenomenologia como abordagem metodológica para propor atravessamentos e discussões a partir das experiências de participantes do grupo e dos conceitos inerentes à dança como: dança e educação, dança e rendimento, dança e criação. Os resultados apontam para três faces distintas apresentadas pelo grupo em sua linha do tempo e que delimitam os capítulos do texto: a primeira face cujo perfil é o caráter artísticopedagógico; a segunda que evidencia a busca por um padrão estético de alto rendimento técnico e artístico e a terceira que prima pelas coletividades. A partir desse panorama, o corpo que dança na Gaya é enxergado como um híbrido de si mesmo, afetado pela sua historicidade, e pela gama de referências refletidas em suas faces desde o seu surgimento seguindo-se até os dias atuais.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FacesGaiamodos_LimaJúnior_2018.pdf2,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.