Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorais, Ione Rodrigues Diniz-
dc.contributor.authorFaria, Andressa Carla Nóbrega de Azevedo-
dc.date.accessioned2019-01-10T19:18:21Z-
dc.date.available2019-01-10T19:18:21Z-
dc.date.issued2018-10-18-
dc.identifier.citationFARIA, Andressa Carla Nóbrega de Azevedo. A elaboração de um livro paradidático como proposta metodológica para o ensino de Geografia. 2018. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26471-
dc.description.abstractThis work consists of a technical-scientific report, and a paradidatic book that deals with the Urban Geography of Timbaúba dos Batistas. Starting by the principle that Geographic Education is based on knowing the local reality and being able to compare with other realities of different scales, we seek with this production to attribute meaning to the knowledge of the place of origin of the students. The textbooks adopted in schools do not contextualize this reality, due to its scale of national coverage. The research developed aims the production of a paradidatic book, directed to the 6th year of the elementary school, which consists of a contribution to the teaching about conceptual approaches on place and landscape. As a result of the research, it was produced from the book titled On the Trails of the City: the urban geography of Timbaúba dos Batistas organized into five chapters that contemplate sociospatial formation, urban configuration, main cultural manifestations, the artistic figure of Elino Julião, and a proposal with suggestions of activities to be developed with students. The writing of this book consists of an effort to contribute to teaching in the perspective of Geographical Education and School Geography, that is, content that assumes importance and meaning for the student by dealing with the reality of the place where their experiences occur, and for the improvement of pedagogical practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro paradidáticopt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectTimbaúba dos Batistaspt_BR
dc.titleA elaboração de um livro paradidático como proposta metodológica para o ensino de Geografiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – GEOPROFpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Queiroz, Alexsandra Fernandes de-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Araújo, Sandra Kelly de-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho constitui-se de um relatório técnico-científico, e de um livro paradidático que versa sobre a Geografia Urbana de Timbaúba dos Batistas. Partindo do princípio de que a Educação Geográfica se baseia em conhecer a realidade local e poder comparar com outras realidades de diferentes escalas, buscamos com esta produção atribuir significado ao conhecimento do lugar de origem dos alunos. Os livros didáticos adotados nas escolas não contextualizam essa realidade, devido a sua escala de abrangência nacional. A pesquisa desenvolvida objetivou a produção de um livro paradidático, voltado para o 6o ano do Ensino Fundamental, que consiste em uma contribuição ao ensino acerca de abordagens conceituais sobre lugar e paisagem. Como resultado da pesquisa, foi produzido do livro intitulado Pelas Trilhas da cidade: a geografia urbana de Timbaúba dos Batistas organizado em cinco capítulos que contemplam a formação socioespacial, a configuração urbana, principais manifestações culturais, a figura artística de Elino Julião, e uma proposta metodológica, com sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os alunos. A escrita deste livro paradidático consiste em um esforço de contribuir para o ensino na perspectiva da Educação Geográfica e da Geografia Escolar, ou seja, de um conteúdo que assuma importância e significado para o aluno por tratar da realidade do local onde ocorrem suas vivências, e para o aprimoramento das práticas pedagógicas.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
Aparece nas coleções:GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaboraçãolivroparadidático_Faria_2018.pdf32,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.