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Título: Acesso a atenção fonoaudiológica: intervenções para a melhoria da qualidade
Autor(es): Perdigão, Júlia Carvalho Alves Sousa
Orientador: Costa, Nilma Dias Leão
Palavras-chave: Fonoaudiologia;Acesso aos serviços de saúde;Agendamento de consultas;Melhoria de qualidade;Listas de espera
Data do documento: 4-Out-2018
Referência: PERDIGÃO, Júlia Carvalho Alves Sousa. Acesso a atenção fonoaudiológica: intervenções para a melhoria da qualidade. 2018. 44f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Objetivo: Melhorar a acessibilidade em sua dimensão sócio-organizacional a um Serviço Ambulatorial de Fonoaudiologia no município do Natal - Rio Grande do Norte. Métodos: Estudo de natureza quantitativa do tipo quase experimental de série temporal resultado de um ciclo de melhoria da qualidade. O nível de qualidade foi avaliado por meio de critérios relacionados a taxa de faltas às consultas, aprazamento para triagem e para início da terapia fonoaudiológica. As avaliações aconteceram no período de janeiro de 2017 a agosto de 2018 e a coleta de dados foi realizada por meio de relatórios emitidos pelo programa de agendamento e fila de espera. Os dados foram compilados e subsidiaram o delineamento de gráficos de tendência por meio dos quais verificou-se a presença de padrões indicativos de situações significativamente diferentes da esperada (p<0.01) e o cumprimento dos critérios de qualidade. Resultados: O nível de qualidade estabelecido foi alcançado em alguns períodos, no entanto, não foram observadas mudanças com significância estatística no comportamento do indicador quando relacionado às intervenções. Conclusão: As mudanças na organização do serviço e o acompanhamento de indicadores parecem ter efeito positivo na melhoria no acesso, no entanto, foi verificado instabilidade nos processos avaliados o que evidencia a necessidade de novas intervenções.
Abstract: Objective: Improving the accessibility in its socio-organizational dimension for an Ambulatory Service of Speech-Language Pathology in the city of Natal, state of Rio Grande do Norte. Methods: Quantitative study of the quasi-experimental type of time series resulting from a cycle of quality improvement. The quality level was assessed by means of criteria related to the absence rate at the consultations, appointment for screening and for initiation of speech therapy. The evaluations took place from january 2017 to august 2018 and the data collection was performed through reports issued by the scheduling program and waiting lists. The data were compiled and subsidized the delineation of run charts graphs by means of which the presence of patterns indicative of situations significantly different from the expected ones (p <0.01) and the compliance with the quality criteria were verified. Results: The quality level established was achieved in some periods, however, it was not observed changes with statistical significance in the behavior of the indicator when related to the interventions. Conclusion: The changes in the organization of the service and the monitoring indicators show improvement in access, but there is still instability in the process highlighting the need for new interventions.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26481
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