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Título: Avaliação da etapa de solicitação de material informacional no processo de compras no SIPAC: um estudo de usabilidade na perspectiva dos docentes do CCSA/UFRN
Autor(es): Guedes, Shirley de Carvalho
Orientador: Vitullo, Nadia Aurora Vanti
Palavras-chave: Usabilidade;Sistema de informação;Gestão de coleções;Compra de material informacional;Comportamento informacional
Data do documento: 23-Nov-2018
Referência: GUEDES, Shirley de Carvalho. Avaliação da etapa de solicitação de material informacional no processo de compras no SIPAC: um estudo de usabilidade na perspectiva dos docentes do CCSA/UFRN. 2018. 198f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Apresenta os resultados da avaliação da usabilidade do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), com ênfase no cadastro de solicitação de compras de material informacional, na perspectiva dos docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sendo o SIPAC o sistema de informação gerencial utilizado para operacionalizar o processo de compras de material informacional do Sistema de Bibliotecas (SISBI), ele deve ser desenvolvido com a finalidade de atender às necessidades dos usuários, além de seguir os princípios de usabilidade. Assim, quais as possíveis contribuições para melhoria das práticas de usabilidade do SIPAC na UFRN? O alicerce teórico foi construído com base na gestão de coleções, na usabilidade e arquitetura da informação e, no comportamento informacional dos usuários. Tratou-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo de caso. A coleta de dados se deu a partir de três instrumentos: um questionário; um teste de usabilidade, associado à técnica do protocolo verbal; e uma entrevista semiestruturada, aplicada à amostra de 12 docentes obtidos por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Para a análise, adotou-se a triangulação dos instrumentos e utilizou-se a estatística básica e a análise de conteúdo com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados apontam para barreiras de usabilidade que não auxiliam na realização da tarefa. São elas: a localização do link de acesso à tela de cadastro; a ausência de informação para realizar o cadastro de um novo material informacional, incluindo a falta de organização das informações; e finalmente a linguagem e a ausência de informações no campo do número de ISBN. Como consequência da dificuldade dos docentes de transpor as barreiras de usabilidade e ao tempo demandado para realizar a tarefa, eles não se sentem satisfeitos com a atividade. Considera-se que, a pouca familiaridade com o SIPAC e as dificuldades percebidas contribuem para a insatisfação dos docentes em relação ao sistema e conduza-os a não participar do processo de compras. Espera-se que o resultado da avaliação da usabilidade possa auxiliar no desenvolvimento de uma proposta de redesenho do sistema, que o torne mais fácil e intuitivo na realização do cadastro de solicitação de material informacional
Abstract: This work has presented the results of the usability evaluation of Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), with emphasis on the registration of requests for the purchase of informational material, from the perspective of professors of Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Since SIPAC is the management information system used to operationalize the process of purchasing informational material from the Sistema de Bibliotecas (SISBI), it must be developed with the purpose of meeting users' needs, in addition to following the usability principles. So what are the possible contributions to improve the usability practices of SIPAC in UFRN? The theoretical basis was built according to collections management, usability and information architecture, as well as informational behavior of users. This was a qualitative, quantitative and descriptive case study. The data collection was based on three instruments, such as a questionnaire a usability test, associated with the verbal protocol technique; and a semi-structured interview, applied to the sample of 12 teachers obtained by means of the technique of non-probabilistic sampling for convenience. For the analysis, the instruments were triangulated and basic statistics and content analysis were used with the help of Iramuteq software. Results have pointed to usability barriers that do not help the task. These are: the location of the access link to the registration screen; the lack of information to register new information material, including the lack of organization of information; and finally the language and lack of information in the field of ISBN number. As a consequence of professors' difficulty in overcoming usability barriers and the time required to complete the task, they are not satisfied with the activity. It has considered that the lack of familiarity with SIPAC and perceived difficulties have contributed to professors' dissatisfaction with the system and have led them to not participate in the purchasing process. It is hoped that the usability assessment result will help in the development of a system redesign proposal, which will make it easier and more intuitive to perform the information material request register
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26490
Aparece nas coleções:PPGCI - Mestrado Profissional em Ciência da Informação

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