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Título: Percepção do preceptor sobre sua prática em um hospital universitário gerenciado pela EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)
Autor(es): Veras, Telma de Fátima Vitaliano da Silva
Palavras-chave: Preceptoria;Preceptor;Hospital de ensino;Ensino;Residências;Estágio
Data do documento: 17-Ago-2018
Referência: VERAS, Telma de Fátima Vitaliano da Silva. Percepção do preceptor sobre sua prática em um hospital universitário gerenciado pela EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). 2018. 72f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: In the context of academic training, both in graduation and postgraduate courses, in the lato sensu modality, of medical and multiprofessional residences, preceptors are fundamental pieces for the consolidation of the mission of a university hospital, regarding vocational training. The present study aims to show the perception of preceptors of a teaching hospital about the preceptor process in a university hospital managed by the Brazilian Company of Hospital Services (EBSERH). Through a qualitative, exploratory descriptive study developed at the University Hospital Onofre Lopes (HUOL), with the use of the focal group technique, performed during two years. The study included preceptors of the Medical and Multiprofessional Residences with RJU (Single Legal Regime - UFRN) and CLT (Consolidation of Labor Laws - EBSERH) employment contracts, aiming to analyze perceptions based on the labor relationship. According to Resolution 466/2012 of the National Health Council (CNS), the research was submitted to the Ethics and Research Committee being approved. The professionals make up the various professions in the context of Health Residencies (Social Worker, Nurse, Pharmacist, Physiotherapist, Nutritionist, Physicians, Psychologists), and data were collected from focus group interviews in two meetings: one with RJU servers and the other with CLT servers. The analysis of the data was done through BARDIN's Categorical Analysis. The data obtained indicated that the preceptors presented the same opinions on the questions raised. It was found that, the employers, had the perception of the relevance of their participation in the context of the training of future health professionals; of the constant need of his qualification, as preceptor; on the part of the institution, regardless of the link, evidencing the need to adopt, on the part of the latter, a normalization aimed at providing improvements for its execution, allowing them a more pleasant pedagogical performance and a better performance, concomitant with excellence in health care.
Resumo: No contexto da formação acadêmica, tanto na graduação quanto na pós-graduação, na modalidade Lato sensu, das residências médica e multiprofissional, os preceptores são peças fundamentais para a consolidação da missão de um hospital universitário, no tocante à formação profissional. O presente estudo tem o propósito de compreender a percepção dos preceptores sobre o processo de preceptoria em um hospital universitário gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Através de um estudo qualitativo, descritivo exploratório desenvolvido no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), com o uso da técnica de grupo focal. Participaram do estudo preceptores das Residências Médica e Multiprofissional com vínculos empregatícios RJU (Regime jurídico único - UFRN) e CLT (Consolidação das leis do trabalho - EBSERH), propositando-se assim, entenderas percepções a partir do vínculo trabalhista. De acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa. Os profissionais em estudo compõem as várias profissões no contexto das Residências da saúde (Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Médicos, Psicólogos), e os dados foram levantados a partir do grupo focal, realizado em dois encontros, em março de 2017: um com servidores RJU e o outro com servidores CLT. A análise de dados se deu através da Análise temática Categorial de Bardin. Os dados obtidos indicaram que, servidores de ambos os vínculos tinham a percepção da relevância de sua participação no contexto da formação de futuros profissionais de saúde; da necessidade constante de sua qualificação, enquanto preceptor; da não valorização deste profissional, por parte da instituição independente do vínculo. Evidenciou-se a necessidade de se adotar, por parte desta, uma normatização, voltada a oportunizar melhorias para a sua execução, permitindo-lhes uma atuação pedagógica mais prazerosa e com uma performance melhor, concomitante a excelência na assistência à saúde.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26492
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