Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26540
Título: Nanoemulsão estabilizada por hidrofobina, um carreador promissor para nutracêuticos
Autor(es): Oliveira, Christian Melo de
Orientador: Egito, Eryvaldo Socrates Tabosa do
Palavras-chave: Hidrofobina;HFBII;Óleo de copaíba;Nanoemulsão;Nutracêutico
Data do documento: 22-Out-2018
Referência: OLIVEIRA, Christian Melo de. Nanoemulsão estabilizada por hidrofobina, um carreador promissor para nutracêuticos. 2018. 61f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A hidrofobina II (HFBII) é um biopolímero anfifílico que poderia ser explorado para estabilizar nanoemulsões de estrutura óleo-água como um sistema carreador de nutracêuticos. O objetivo desse estudo foi produzir sistemas nanoemulsionados de estruturas óleo-água, estabilizados por HFBII, através de um processo de emulsificação espontânea, utilizando o óleo de copaíba como componente bioativo da formulação. A HFBII foi obtida a partir do cultivo de uma cepa selvagem de Trichoderma reesei, utilizando a técnica de extração proteica com CO2 e isolamento por RP-HPLC. A proteína intacta, obtida através do isolado proteico, e os seus peptídeos foram identificados por análises de espectrometria de massa, enquanto que o grau de pureza proteico foi determinado por medidas de tensão superficial. Um planejamento fatorial completo 23 com três pontos centrais foi usado para a obtenção de um sistema nanoemulsionado ótimo, cujas propriedades físico-químicas foram estudadas sob diferentes condições de força iônica e pH. O resultado da espectrometria de massa da proteína intacta mostrou um único pico de, aproximadamente, 7.000 Da, enquanto que a avaliação da similaridade peptídica identificou 6 fragmentos de íons que estão presentes no banco de dados da HFBII. O isolado da HFBII apresentou um aumento no fator de purificação de 3,2 vezes, quando comparado à fração do sobrenadante do meio de cultura. A obtenção de um sistema nanoemulsionado ótimo foi alcançada com o uso dos menores níveis das variáveis independentes (0,005% (m/m) de HFBII, 0,02% (m/m) de óleo de copaíba e 10% (v/v) de proporção de fase orgânica para aquosa). O sistema nanoemulsionado ótimo apresentou um tamanho de gotícula nanométrico (<200 nm), uma estreita distribuição de tamanho (PDI <0,2) e um potencial zeta de ≈ -30 mV, o qual se manteve estável em baixas concentrações de NaCl (≤ 25 mM) e pH próximo à neutralidade. Estes resultados demonstraram a viabilidade do uso da HFBII como biopolímero para estabilizar sistemas nanoemulsionados. Além disso, o sistema nanoemulsionado estabilizado por HFBII é um carreador promissor para nutracêuticos em aplicações de tecnologia de alimentos.
Abstract: Hydrophobin II (HFBII) is an amphiphilic biopolymer that could be explored to stabilize oil-in-water nanoemulsions as nutraceutical delivery systems. This study reports the production of HFBII-stabilized nanoemulsions by a spontaneous emulsification process using copaiba oil as a bioactive lipid. HFBII was isolated from a wild-type Trichoderma reesei and characterized. A 23 full factorial design with three central points was used to obtain an optimal nanoemulsion system, whose physicalchemical properties were studied under different ionic strength and pH. The peptide similarity search allowed the identification of a series of 6 ion fragments from the isolated fraction, which can be attributed to the amino acid sequences of the HFBII database. The optimal nanoemulsion system presented a nanoscale droplet size (<200 nm), a narrow size distribution (PDI <0.2) and a zeta potential of ≈ -30 mV, which was stable at low salt content and pH values close to the neutrality. These results demonstrated the feasibility of using HFBII as a biopolymer to stabilize nanoemulsion systems. Furthermore, the HFBII-stabilized nanoemulsion is a promising carrier for nutraceuticals in food technology applications.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26540
Aparece nas coleções:PPGCSA - Mestrado em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nanoemulsãoestabilizadahidrofobina_Oliveira_2018.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.