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Título: Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física
Autor(es): Queiroz, Daniel de Medeiros
Palavras-chave: História;História da Ciência;Gênero biográfico;Formação inicial docente
Data do documento: 29-Out-2018
Referência: QUEIROZ, Daniel de Medeiros. Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: Since the last decades of the twentieth century, it has been given importance to the insertion of the History of Science into scientific education. In parallel, misunderstandings about what is History of Science and how it should be written, particularly for educational purposes, are considered limiting factors for such insertion. Hagiographic histories, anachronistic, Whig, Pedigree and others else are still present in scientific education. Contrasting, we built a very brief biographical fragment of Blaise Pascal for a counterhegemonic initial teaching formation. Being contrary to a cumulative and linear description of the beginning, middle, chronological end and teleological purpose that characterized the biographical genre, both in the History as in the History of Science, we (re)interpreted a past with articulations between the life of the biography subject and his contexts – individual and society in dialectics –, facing the unsolvable tension between a representative being and a unique being. This fragment, that is our educational product, introduce Physics Teaching’ undergraduated students in a teaching-learning process about historiography of science, while allowing “to humanize” Pascal under the École des Annales’ aegis and its perspective of history as problem, giving rise to discussions of philosophical content.
Resumo: Desde as últimas décadas do século XX, tem-se dado importância à inserção da História da Ciência na educação científica. Em paralelo, equívocos sobre o que é História da Ciência e sobre como esta deveria ser escrita, particularmente com fins educacionais, são considerados fatores limitantes para tal inserção. Estão ainda presentes na educação científica histórias hagiográficas, anacrônicas, Whig, Pedigree etc. A estas nos contrapondo, construímos um brevíssimo recorte biográfico de Blaise Pascal para uma formação inicial docente contra-hegemônica. Sendo contrários a uma descrição acumulativa e linear de início, meio e fins cronológico e teleológico que caracterizou o gênero biográfico tanto na História quanto na História da Ciência, (re)interpretamos um passado com articulações entre a vida do biografado e seus contextos – indivíduo e sociedade em dialética –, diante da irresolúvel tensão entre um ser representativo e um ser único. Esse recorte, que é o nosso produto educacional, insere estudantes de Licenciatura Plena em Física em um processo de ensinoaprendizagem sobre historiografia da ciência, ao passo em que permite “humanizar” Pascal sob a égide da École des Annales e de sua perspectiva de história-problema, dando margem a discussões de viés filosófico.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26549
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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