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Título: Diário de leitura: uma investigação sobre a leitura do romance policial um estudo em vermelho
Autor(es): Santos, Cristinara Ferreira dos
Orientador: Alves, Maria da Penha Casado
Palavras-chave: Leitura;Diário de leituras;Compreensão responsiva ativa;Gêneros do discurso
Data do documento: 21-Ago-2018
Referência: SANTOS, Cristinara Ferreira dos. Diário de leitura: uma investigação sobre a leitura do romance policial um estudo em vermelho. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A leitura configura-se como meio para uma atuação consciente e para um agir socialmente cada vez mais amparado em reflexão. Assim, é inegável sua contribuição para a formação dos sujeitos sociais. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objeto de estudo analisar a responsividade presente em diários de leituras produzidos por alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da capital potiguar. Para tanto, consideram-se o registro de impressões, as respostas, os posicionamentos críticos, enfim, o diálogo estabelecido com o romance policial Um estudo em vermelho por meio de sua leitura, com o objetivo geral de promover a formação de leitores críticos e autônomos. Para alcançar este propósito, postulam-se os seguintes objetivos específicos: i) investigar as estratégias de compreensão evidenciadas na escrita dos diários de leitura sobre o livro Um estudo em vermelho; ii) sistematizar uma proposta de indexação do diário de leituras para o exercício da responsividade na leitura de romance policial. Para dar conta desses objetivos, o estudo embasa-se na perspectiva dialógica da linguagem e nas concepções de enunciado concreto, gêneros do discurso e compreensão responsiva ativa postuladas pelo Círculo de Bakhtin; em relação às questões de leitura, fundamenta-se em Solé, em Freire e em Geraldi; no que se refere ao gênero diário de leitura, apoia-se nos estudos de Machado e de Machado, Abreu-Tardelli e Lousada. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa ancora-se nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista de abordagem histórico-cultural. Na análise dos dados, destaca-se a pertinência do uso do diário de leitura como instrumento revelador da criticidade e da responsividade dos alunos participantes da pesquisa, as quais são, geralmente, tolhidas por algumas práticas ainda circulantes no ambiente escolar.
Abstract: Reading is a mean for a conscious action and for a social action increasingly supported by reflection. Thus, their contribution to the formation of social subjects is undeniable. In this sense, this study aims to analyze the responsiveness in reading diaries produced by students of a 9th grade elementary school class from a public school in the Rio Grande do Norte capital. For that, it is considered the recording of impressions, the answers, the critical positions, ultimately, the dialogue established with the detective novel A study in scarlet with the goal to promote the formation of critical and autonomous readers. To achieve this, it’s postulated the following specific objectives: i) to investigate the comprehension strategies evidenced in the writing of the reading diaries about the detective story A study in scarlet; ii) to systematize a proposal for indexing the reading diary for the exercise of responsiveness in reading a detective novel. In order to carry out this goals, the study is based on the dialogical perspective of language and on the concepts of concrete enunciation, discourse genres and active responsive understanding postulated by the Bakhtin Circle; in relation to reading issues in the school environment, it’s based on Solé, Freire and Geraldi; as for the reading diary genre, it’s supported on the studies of Machado and Machado, Abreu-Tardelli and Lousada. As for the methodological procedures, the research is anchored in the qualitative-interpretative work of a historical-cultural approach. In the analysis of the data, it’s highlighted the relevance of the use of the reading diary as an instrument that reveals the criticality and responsiveness of the students that participated of the research, which are generally hampered by some practices still circulating in the school environment.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26589
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

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