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dc.contributor.advisorCampos, Sulemi Fabiano-
dc.contributor.authorLira, Verônica Alves de-
dc.date.accessioned2019-02-11T21:22:06Z-
dc.date.available2019-02-11T21:22:06Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.citationLIRA, Verônica Alves de. A informatividade no texto do aluno: as contribuições da intervenção do professor no processo de produção textual do aluno do 9º ano do ensino fundamental II. 2015. 203f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26619-
dc.description.abstractThis thesis aims to present a proposal for intervention to contribute to the development of informativeness in text production students who attend the 9th grade of elementary school II. We take as an object of research texts written by these students who attend public school in the city of São Paulo do Potengi/RN. Theoretically, we seek contributions that come from Text Linguistics, based on studies of Costa Val (1991); Koch and Favero (2000), Bakhtin (2011), Adam (2011), among others. The texts were been written in four versions: the initial production was been written without previously approach the subject in order to analyze the prior knowledge of the student. While the remaining stages have had produced after we realize an interventional action, in which we develop workshops videos, lectures, debates and rewrite of the text. For the rewriting of the 2nd version approached the theme proposed presenting information to contribute to the development of informativeness. In analyzing the texts produced, we find that the textual productions written without the teacher's mediation showed a lower level of informativeness, whereas the second version (performed after the teacher's intervention), they were added information that had not been presented in the first production. However, we diagnose that most productions had inconsistent arguments and that the information appeared disconnected, evidencing the need to work for other elements to corroborate with the rewritten text of the following versions: the argumentative sequence; gender article opinion; the elements responsible for textuality; setting and language resources text cohesion (the explanatory and adversative conjunctions). From the analysis it was established that the intervention process, mediated by the teacher, it is essential for the development of producer student texts. Since the interventional action provides enlarge the linguistic and pragmatic knowledge of the student that result in the most significant texts written for the reader. Therefore, it is very important work rewriting the text in the classroom as it allows the student to both improve your writing, as to reflect on what he wrote.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformatividadept_BR
dc.subjectIntervenção do professorpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.titleA informatividade no texto do aluno: as contribuições da intervenção do professor no processo de produção textual do aluno do 9º ano do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Alves, Maria da Penha Casado-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Barbosa, Marinalva Vieira-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como propósito apresentar uma proposta de intervenção que contribua para o desenvolvimento da informatividade na produção textual do aluno do 9º ano do Ensino Fundamental II. Toma como objeto de investigação textos escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Paulo do Potengi/RN. Teoricamente, busca contribuições que advém da Linguística de Texto, tendo como base os estudos de Costa Val (1991); Koch e Fávero (2000), Adam (2011), entre outros. A escrita dos textos ocorreu em quatro versões: a produção inicial, escrita sem abordar previamente o tema, a fim de analisar o conhecimento prévio do aluno. Nas demais etapas, a produção ocorreu após uma ação interventiva, a partir de oficinas de vídeos, leituras, debates e refacções textuais. Para a reescrita da 2ª versão, aborda o tema proposto apresentando informações que contribuíssem para o desenvolvimento da informatividade. Ao analisar os textos produzidos, constata que as produções textuais escritas sem a mediação do professor apresentaram um índice menor de informatividade, ao passo que, durante a segunda versão (realizada após a intervenção do professor), os alunos acrescentaram informações não apresentadas na primeira produção. No entanto, a pesquisa diagnostica que a maioria das produções apresentava argumentos inconsistentes e que as informações apareciam desconectadas, ficando evidente a necessidade de trabalhar outros elementos que corroborem para a refacção textual das versões seguintes. Dessa forma, aborda: a sequência argumentativa; o gênero artigo de opinião; os elementos responsáveis pela textualidade; e recursos linguísticos estabelecedores da coesão textual (como as conjunções explicativas e adversativas). A partir das análises, constata que o processo de intervenção, mediada pelo professor, é fundamental para o desenvolvimento do aluno produtor de textos, posto que a ação interventiva proporciona ampliar os conhecimentos linguísticos e pragmáticos do aluno, resultando na escrita de textos mais significativos para o leitor, e ainda que, é de suma importância trabalhar a reescrita em sala de aula, uma vez que permite ao aluno tanto aprimorar o seu texto quanto refletir sobre o que ele escreveu.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

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