Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26644
Título: O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.
Autor(es): Tavares, Amada Gama
Orientador: Medeiros, Carlos Alberto Freire
Palavras-chave: Turismo e Cinema.;Brasil;Turismo Induzido por Filmes;Imagem de Destino
Data do documento: 26-Abr-2016
Referência: TAVARES, Amada Gama. O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado Em Turismo) - Centro De Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Esta pesquisa trata das relações sinérgicas entre turismo e cinema, numa perspectiva de que filmes podem influenciar no contexto turístico dos lugares usados como cenários. Objetivou analisar o impacto de filmes na imagem do Brasil e na intenção de visitá-lo e relacioná-los aos fatores fílmicos. Para isso, evolveu pesquisa experimental, envolvendo filmes de diferentes gêneros ambientados no Brasil: Cidade de Deus e Rio. Os filmes foram exibidos para estrangeiros que moram em Barcelona, os quais preencheram um mesmo questionário antes e depois da exibição. A partir do estudo, foram produzidos dois artigos. O primeiro enfocou na influência de filmes com conteúdo negativo na imagem de destino. Portanto, analisou os efeitos de Cidade de Deus, comparando-os aos constatados pela pesquisa de Loureiro e Araújo (2015), que usaram o mesmo método em Portugal. Os resultados sugerem que filmes com conteúdo negativo tendem a influenciar negativamente as percepções sobre o destino, diminuindo as intenções turísticas. A segunda parte da pesquisa enfocou na comparação dos efeitos de ambos os filmes, considerando suas relações com fatores fílmicos de indução turística. Os resultados apontam que, enquanto Rio foi capaz de manter a boa imagem inicial do Brasil, Cidade de Deus impactou de modo negativo nas percepções que os espectadores tinham do destino, diminuindo as intenções de visita. Concluiu-se que o conteúdo fílmico afeta diretamente a imagem causada por esse tipo de mídia.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26644
Aparece nas coleções:PPGT - Mestrado em Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.