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Título: Metamorfoses: aperfeiçoando a leitura e a produção de texto a partir da mitologia clássica
Autor(es): Evangelista, Ana Karina Souto
Orientador: Oliveira, Andrey Pereira de
Palavras-chave: Ensino articulado;PCNs;Metamorfoses;Práticas de linguagem
Data do documento: 2-Ago-2018
Referência: EVANGELISTA, Ana Karina Souto. Metamorfoses: aperfeiçoando a leitura e a produção de texto a partir da mitologia clássica. 2018. 185f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A pesquisa interpretativista e interventiva revelada nesta dissertação é uma proposta de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para o nono ano do ensino fundamental, com base na articulação das três práticas de linguagem (prática de leitura de textos, prática de produção de textos e prática de análise linguística). Essa proposta surgiu após observarmos e refletirmos sobre práticas de ensino tradicionais de Língua Portuguesa no cotidiano de algumas escolas e de depararmos com conhecidas dificuldades de leitura e de escrita dos alunos. Logo, três questionamentos surgiram a partir desse cenário da educação: 1) Como tornar o ensinoaprendizagem da linguagem menos fragmentado? 2) Como transformar alunos em leitores e produtores de textos proficientes? 3) Podem os mitos clássicos serem utilizados como referencial literário e linguístico para instigarem os alunos à leitura e à produção de texto? Assim, com a intenção de cooperarmos para mudanças nesse cenário, nosso objetivo geral é aperfeiçoar a leitura, a produção de textos e a análise linguística, fomentando os conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e interacionais do aluno a partir de mitos clássicos de Ovídio. Almejamos alcançar esse objetivo integrando oito mitos das Metamorfoses de Ovídio, o artigo de opinião e a pontuação, em práticas na sala de aula. Nesta pesquisa, temos como sujeitos os alunos do nono ano, da turma A, da Escola Municipal Jornalista Rubens Manoel Lemos; a concepção de linguagem adotada é interacionista; a metodologia para a execução das práticas de linguagem é o procedimento Sequência didática, sugerido pelos pesquisadores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Também fundamentam teoricamente este trabalho Joseph Campbell, (1990), Antonio Candido (1995), Geraldi (2012), Ingedore Koch (2006), Rodrigues (2008), os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) e outros teóricos das diferentes práticas de linguagem.
Abstract: The interpretative and interventional research revealed in this dissertation is a teachinglearning proposal of the Portuguese Language for the ninth year of elementary school, based on the articulation of the three language practices (text reading practice, text production practice and linguistic analysis practice). This proposal emerged after observing and reflecting on traditional Portuguese language teaching practices in the daily life of some schools and encountering familiar reading and writing difficulties of the students. Therefore, three questions arose from this scenario of education: 1) How to make language teaching and learning less fragmented? 2) How to turn students into readers and producers of proficient texts? 3) Can classical myths be used as literary and linguistic references to instigate students to read and produce text? Thus, with the intention of cooperating for changes in this scenario, our general objective is to improve the reading and the production of texts, fomenting the student's linguistic, encyclopedic and interactive knowledge from classic Ovid myths. We aim to achieve this goal by integrating eight myths of Ovid's Metamorphoses, the opinion article and the punctuation, into practices in the classroom. In this research, we have as subjects the ninth grade students, from class A, of the Escola Municipal Jornalista Rubens Manoel Lemos; the conception of adopted language is interactionist; the methodology for the execution of language practices is the Didactic sequence procedure, suggested by the researchers Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). Theoretically, this work is based on Joseph Campbell (1990), Antonio Candido (1995), Geraldi (2012), Ingedore Koch (2006), Rodrigues (2008), Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) and other theorists of different language practices.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26734
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

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