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Título: A produção de memórias no ensino fundamental: retextualizações e reescrita(s)
Autor(es): Melchuna, Leidivânia Mendes de Araújo
Orientador: Rocha, Ana Virginia Lima da Silva
Palavras-chave: Retextualizações;Reescrita(s);Memórias;Sequência didática
Data do documento: 31-Jul-2018
Referência: MELCHUNA, Leidivânia Mendes de Araújo. A produção de memórias no ensino fundamental: retextualizações e reescrita(s). 2018. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Ao considerar as práticas que norteiam o ensino de produção textual como também buscando um ensino que vá “além da gramática normativa”, este trabalho apresenta a análise das memórias produzidas a partir da aplicação de uma sequência didática, em uma turma do 7º ano, em uma escola estadual, na cidade de Natal (RN). Assim, ressignificando as práticas pedagógicas com o intuito de desenvolver competências e habilidades linguísticas, percorremos sete etapas constituídas por atividades dispostas a promover, em especial, a competência escritora dos alunos envolvidos, em diferentes níveis. Para subsidiar o trabalho, utilizamos o modelo de sequência didática apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). A escolha do gênero memórias surgiu por esse ser um dos gêneros solicitados na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e, em especial, por dificuldades reveladas nas produções dos alunos em edições anteriores do programa. Nesse sentido, a proposta focaliza o trabalho sistemático com a retextualização de textos que dão base ao conteúdo das memórias e tem como objetivo geral contribuir com reflexões acerca do ensino-aprendizagem de produção textual. O referencial teórico que norteia esta dissertação encontra-se pautado em estudos sobre concepções de linguagem realizados por Geraldi (2012) e Koch (2006); sobre o ensinoaprendizagem de produção textual, a partir de Bunzen (2006) e Marcuschi (2010); em concepções de gênero textual/discursivo, apresentados por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), Marcuschi (2010); em abordagem do gênero memórias, por Altenfelder e Clara ([2016]), Köche e Boff (2009); em conceito de memória discutido por Brandão (2008), Le Goff (2013), Maciel (2004), Prado e Soligo (2007); nas relações entre oralidade e escrita apresentadas por Marcuschi (2007); em discussões acerca de retextualização, apresentado por Dell’Isola (2007), Marcuschi (2010), Matencio (2002) e Silva (2013); e de reescrita, por Matencio (2002). Tratase de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, cujo foco é a análise de retextualizações de entrevistas prévias que os participantes (alunos) da pesquisa realizaram com moradores de sua comunidade para a escrita de memórias. A análise, bem como a reescrita apontam nas memórias produzidas, a apropriação do conteúdo relatado por meio das entrevistas, assim como uma adequação ao gênero memórias no que diz respeito à estrutura composicional. Contudo, aspectos linguísticos referentes ao gênero em estudo merecem atenção na produção inicial, sendo melhorados na produção final. Além disso, os participantes também vivenciaram vários eventos: aula de campo, premiação (Fase escolar da OLP), entre outros. Verificamos, assim, a importância de proporcionar aos alunos práticas sociais que ultrapassam os muros da escola, promovendo uma educação para a vida.
Abstract: Considering practices that guide the teaching of textual production as well as seeking a teaching that goes "beyond normative grammar", this work presents the analysis of the memoirs produced from the application of a didactic sequence in a 7th grade class in a state school in the city of Natal (RN). Thus, by re-signifying pedagogical practices to develop language skills and abilities, we went through seven phases of activities designed to promote at different levels, in particular, the writing competence of the students involved. To support the work, we used the didactic sequence model presented by Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). The choice of the genre memoirs came from the fact that it was one of the genres requested in the 5th edition of the Portuguese Language Olympic (OLP) Writing the Future, and especially for difficulties revealed in the students' productions in previous editions of the program. In this sense, the proposal focuses on the systematic work with the (re)textualization of texts that give base to the content of the memoirs and has as general objective to contribute with reflections about the teaching-learning of textual production. The theoretical framework that guides this dissertation is based on studies on conceptions of language carried out by Geraldi(2012), Koch (2006); on teaching-learning of textual production by Bunzen (2006) e Marcuschi (2010); on conceptions of textual/discursive gender, presented by Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), Marcuschi (2010); on the approach to the genre of memoirs by Altenfelder e Clara ([2016]), Köche e Boff (2009); on the concept of memoirs discussed by Brandão (2008), Le Goff (2013), Maciel (2004), Prado e Soligo (2007); on the relations between orality and writing presented by Marcuschi (2007); on discussions about re-textualization, presented by Dell’Isola (2007), Marcuschi (2010), Matencio (2002) e Silva (2013); and rewriting by Matencio (2002). It is a research-action, of qualitative nature, whose focus is on the analysis of re-textualizations of previous interviews that the participants (students) of the research carried out with residents of their community for the writing of memoirs. The analysis, along with the rewriting, pointed out in the produced memoirs the appropriation of the content reported through the interviews, as well as an adaptation to the genre memoirs regarding the compositional structure. However, linguistic aspects related to the genre under study deserve attention in the initial production, being improved in the final production. In addition, the participants also experienced several events: field class, awards (OLP School Phase), among others. Thus, we verify the importance of providing the students with social practices that go beyond the walls of the school, promoting an education for life.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26735
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

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