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dc.contributor.advisorCavalcante, Jeferson de Souza-
dc.contributor.authorDierschnabel, Aline Lima-
dc.date.accessioned2019-03-15T20:52:39Z-
dc.date.issued2018-10-19-
dc.identifier.citationDIERSCHNABEL, Aline Lima. Estresse, após a aprendizagem, reduz a persistência de uma memória aversiva em ratos. 2018. 70f. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26794-
dc.description.abstractLearning and memory are plasticity-related processes guided by our life experiences. Emotions reflect ability to assign valences to those events, making learning of aversive experiences more leaning to persist. Long-lasting storage of a memory is controlled by intracellular signaling cascades activation after learning, which can be modulated by external agents, as stress. Modulation of cognitive functions could be caused by changes at cellular and/or neural levels, through decrease in neurotransmitter release, deactivation of specific kinase pathways, protein synthesis and connectivity damage between limbic brain regions. The aim of our study was to investigate the effect of after training acute stress on the persistence of an aversive memory in rats submitted to avoidance discriminative in elevated plus maze, an apparatus that simultaneously evaluates learning, memory, anxiety and locomotor activity. Our results show that memory lasted up to five days in this task, accompanied by an increase of Zif268 expression in the CA1 sub-region of dorsal hippocampus 18 hours after training. Stress immediately after training diminished long-lasting memory storage and decreased late protein synthesis of Zif268 18 hours after training and C-fos 1 hour after training. The exact mechanism underlying Zif268 and Cfos down-regulation is still not clear. However, we suggest that glucocorticoids deregulate MAPK/ERK, JNK and p38MAPK signaling pathways in dorsal hippocampus pyramidal neurons, leading to dysfunctional expression of immediate-early genes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArmazenamento duradouropt_BR
dc.subjectMemória aversivapt_BR
dc.subjectC-fospt_BR
dc.subjectZif268pt_BR
dc.subjectEstresse agudopt_BR
dc.titleEstresse, após a aprendizagem, reduz a persistência de uma memória aversiva em ratospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Alessandra Mussi-
dc.contributor.advisor-co1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Kunicki, Ana Carolina Bione-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Rossato, Janine Inez-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Araújo, Mariana Ferreira Pereira de-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees4Engelberth, Rovena Clara Galvão Januário-
dc.contributor.referees4IDpt_BR
dc.description.resumoAprendizagem e memória são fenômenos com características plásticas em resposta as nossas experiências; já as emoções refletem a capacidade de atribuir valências a esses eventos, tornando o aprendizado das memórias aversivas mais propenso a persistir. A persistência da memória é controlada por cascatas de sinalização intracelular após a aprendizagem de uma tarefa comportamental, as quais podem ser moduladas por agentes externos, como o estresse. A modulação sobre funções cognitivas pode se dar a nível sináptico, celular e/ou neural, através de modificações na liberação de neurotransmissores, fosforilação de proteínas quinases, síntese de novas proteínas e conectividade entre regiões importantes para a formação e manutenção de memórias. Assim, o objetivo do nosso trabalho foi investigar a modulação exercida pelo estresse agudo, aplicado após o treino, sobre a persistência de uma memória aversiva em ratos submetidos à esquiva discriminativa em labirinto em cruz elevado, um aparato que avalia simultaneamente aprendizagem, memória, ansiedade e atividade locomotora. Nossos resultados indicaram que o tempo de persistência da memória nessa tarefa é de 5 dias, acompanhado de um aumento na expressão de Zif268 18 horas após o treinamento na região CA1 do hipocampo dorsal. Estresse aplicado após o treinamento prejudicou o armazenamento persistente desta memória, e diminuiu a expressão de Zif268 18 horas após o treinamento. Além disso, diminuiu a expressão de C-fos 1 hora após o treinamento. O mecanismo que controla a diminuição na expressão de C-fos e Zif268 em períodos tão separados ainda não é claro. Contudo, sugerimos que o aumento na liberação de glicocorticoides após o evento estressor desregula a sinalização da via das MAPK/ERK, JNK e p38MAPK em neurônios piramidais no hipocampo dorsal, levando a uma expressão disfuncional de genes imediatos nestes neurônios.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS: PSICOBIOLOGIApt_BR
dc.description.embargo2021-01-03-
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