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dc.contributor.advisorCury, Fernando Guedes-
dc.contributor.authorSoares, Odaivo de Freitas-
dc.date.accessioned2019-04-04T22:37:29Z-
dc.date.available2019-04-04T22:37:29Z-
dc.date.issued2019-01-30-
dc.identifier.citationSOARES, Odaivo de Freitas. Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores. 2019. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26837-
dc.description.abstractEste trabajo pretiende sistematizar y avaliar La aplicación de dos actividades basadas em La história de La educación matemáticas aplicadas en una aula de formacion de profesores de matemáticas. Ellos fueron apoyados en el principio de que el educador con sentido histórico debe ver el pasado del proceso de la enseñanza reflejado em el presente en la forma de presupuestos, prácticas, prejuícios, câmbios y permanencias, y que los profesores deben comprender el pasado de la enseñanza de matemáticas para tornar el presente más inteligible, cuestinar la consiencia social colectiva y promover y/o provocar cuestionamientos sobre el. La premera actividad tenia como destino un análises comparativa de libros didácticos del pasado y de presente y sobre como ellos tratavan un contenido específico (Máximo Comun Divisor y Mínimo Común Múltiplo) y la otra buscó revisitar los procedimientos envueltos com la “prueba de los nueve” que ya no hace parte Del currículo escolar. La evaluación de esas actividades fue conducida por la cuestión: ¿Como actividades didacticas basadas em la historia de la Educación de Matemáticas pueden contribuir para la formación inicial o continuada de profesores y en su visión sobre la enseñanza de matemáticas? La investigación conduzida a partir de aí fue de carácter qualitativo y exploratorio, con la producción y aplicación de dos secuencias didácticas conteniendo preguntas sobre los contenidos focados y sobre opinión de estudiantes sobre SUS alteraciones y permanencias históricas observadas en ellos a ló largo de dos años. Ellas fueron aplicadas en dos salas de clase da la signatura História da Educação Matemática do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte en el año de 2017. Para la constituicion de dados fue realizada la gravacion em áudio em los últimos dos dias en que hubo la aplicacion, como el reconocimiento del material. Los relatos de los alumnos consideraran esencial que el futuro profesor de matemáticas comprenda la forma como son instituídos los contenidos en libros didácticos de matemáticas em distintos períodos. Como producto educacional, proponemos un pequeño cuaderno con lãs actividades elaboradas, aplicadas y analisadas.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAtividadespt_BR
dc.titleAtividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICApt_BR
dc.contributor.advisor-co1Balvin, Fabian Arley Posada-
dc.contributor.advisor-co1ID23495132899pt_BR
dc.contributor.referees1Morey, Bernadete Barbosa-
dc.contributor.referees2Assis, Márcia Maria Alves de-
dc.description.resumoEste trabalho pretende sistematizar e avaliar a aplicação de duas atividades pautadas na História da Educação Matemática e aplicadas em uma turma de formação de professores de matemática. Elas foram apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico deve ver o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos alterações e permanências, e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. A primeira atividade destinava-se a uma análise comparativa de livros didáticos do passado e do presente e sob como eles tratavam um conteúdo específico (Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum) e a outra buscou revisitar os procedimentos envolvidos com a “prova dos nove” que já não faz mais parte do currículo escolar. A avaliação dessas atividades foi conduzida pela questão: como atividades didáticas pautadas na História da Educação Matemática podem contribuir para a formação inicial ou continuada de professores e na sua visão sobre o ensino de matemática? A pesquisa conduzida a partir daí foi de caráter qualitativo e exploratório, com a produção e aplicação de duas sequências didáticas contendo perguntas sobre os conteúdos focados e sobre opinião dos estudantes sobre suas alterações e permanências históricas observadas neles ao longo dos anos. Elas foram aplicadas em duas turmas da disciplina de História da Educação Matemática do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2017. Para constituição dos dados foi realizada a gravação em áudio nos dois dias em que houve a aplicação, bem como o recolhimento do material. Os relatos dos alunos consideraram essencial que o futuro professor de matemática compreenda a forma como são instituídos os conteúdos em livros didáticos de matemática, em diferentes períodos. Como produto educacional, propomos um pequeno caderno com as atividades elaboradas, aplicadas e analisadas.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICApt_BR
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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