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Título: Identificação e avaliação de zonas de alagamentos urbanos na cidade de Natal, nordeste do Brasil, com o suporte de geotecnologias
Título(s) alternativo(s): Identification and evaluation of urban flooding zones in Natal city, northeast Brazil, with the support of geotechnologies
Autor(es): Lima, Caio Cortez de
Orientador: Amaro, Venerando Eustaquio
Palavras-chave: Georisco;MDE;MDS;SIG;GNSS
Data do documento: 22-Mar-2019
Referência: LIMA, Caio Cortez de. Identificação e avaliação de zonas de alagamentos urbanos na cidade de Natal, nordeste do Brasil, com o suporte de geotecnologias. 2019. 157f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Alagamentos urbanos provocados por chuvas intensas têm causado significativa perda de vidas e danos econômicos em diversas áreas urbanas do mundo. Esse tipo de alagamento vem se tornando frequente em muitas cidades brasileiras. Na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte (RN), Nordeste do Brasil, o processo de urbanização ocorrido nas últimas quatro décadas promoveu significativa impermeabilização do solo, que tem se refletido em inúmeros alagamentos urbanos por ano. Este estudo objetiva identificar e avaliar áreas susceptíveis a alagamentos em Natal, especificamente no Bairro do Tirol, considerando a integração de variáveis como Modelo Digital de Terreno (MDT) e Modelo Digital de Superfície (MDS) de alta precisão, sistema de drenagem pluvial, registros históricos de alagamentos e precipitações horárias, além de considerar o tipo de ocupação dos lotes urbanos no bairro. As abordagens metodológicas foram conduzidas e integradas em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), com o apoio de base de dados de alta acurácia e precisão obtidos in loco com Global Navigation Satellite System (GNSS) para as análises de alagamento urbano. Os resultados mostraram que na área de estudo duas depressões topográficas em locais de intensa atividade comercial e social se destacam por apresentarem características geomorfológicas e antrópicas altamente favoráveis aos alagamentos em eventos de precipitação intensa. Além disso, os resultados permitiram a geração de modelos de fluxo superficial com parâmetros de alta aplicabilidade para o aprimoramento de projetos de sistemas de drenagem urbana e da gestão urbana. Este estudo demonstrou ainda que as abordagens metodológicas baseadas no uso de Geotecnologias podem subsidiar planos de gestão de riscos e reduzir gastos públicos com obras e ações emergenciais mais eficazes.
Abstract: Urban floods motivated by heavy rains have caused significant loss of life and economic damage in several urban areas of the world. This flooding type have become frequent in many Brazilian cities. In Natal City, Rio Grande do Norte (RN) State Capital, Northeast Brazil, the urbanization process over the last four decades promoted significant soil sealing, which has reflected in numerous urban floods per year. This study aims to identify and evaluate areas susceptible to flooding in Natal, specifically in the region of Tirol, considering Digital Terrain Model (DTM), Digital Surface Model (DSM) of high precision, pluvial drainage system, historical records of flooding and hourly precipitations, in addition to reflecting the type of occupation of urban lots in the neighborhood. Methodological approaches were conducted and integrated into the Geographic Information System (GIS) environment, with the support of in loco high accuracy database of Global Navigation Satellite System (GNSS) for urban flooding analyses. The results showed that in the study area two topographic depressions in sectors of intense commercial and social activities stand out because they present geomorphological and anthropic characteristics highly favorable to flooding in events of Intense precipitation. Furthermore, the results allowed the generation of a superficial flow models with parameters of high applicability for the improvement of projects of urban drainage systems and urban management. This study also demonstrated that methodological approaches based on the use of Geotechnologies can subsidize risk management plans and reduce public expenditures with more effective works and emergency actions.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26862
Aparece nas coleções:PPEC - Mestrado em Engenharia Civil

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